O Portal do Norte do Paraná
Região

Por supostos maus tratos, justiça cassa registro do Lar Anália Franco

A Justiça determinou a cassação do registro do Lar Anália Franco em decisão publicada na última quinta-feira (28). Segundo a juíza Camila Tereza Gutzlaff Cardoso, da Vara da Infância e Juventude de Londrina, a instituição não pode mais exercer a função de local de acolhimento de menores.

A Justiça determinou a cassação do registro após avaliar denúncias de maus tratos. Os autores seriam funcionários, que teriam sido afastados das funções. Além disso, houve denúncias de violência física e verbal contra crianças.

Na decisão, a juíza determina o afastamento imediato das funções de nove funcionários, com base no artigo 97 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Segundo o texto, a instituição não pode descumprir o artigo 94, do ECA, que entre outras funções, deve garantir aos adolescentes: “não restringir nenhum direito que não tenha sido objeto de restrição na decisão de internação; oferecer atendimento personalizado, em pequenas unidades e grupos reduzidos; preservar a identidade e oferecer ambiente de respeito e dignidade ao adolescente; diligenciar no sentido do restabelecimento e da preservação dos vínculos familiares; oferecer instalações físicas em condições adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança e os objetos necessários à higiene pessoal”. 

Além disso, na sentença, a juíza também determina a suspensão de repasse de verba pública ao Lar e a cassação dos registros da entidade junto ao CMDCA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O local tem convênio com a prefeitura de Londrina.

Assim, o Lar Anália Franco não pode mais funcionar como abrigo para menores. A Promotoria da Infância e Juventude de Londrina dará uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (31) sobre as questões envolvendo o Lar Anália Franco, na Sede do Ministério Público.

O outro lado
Segundo advogado da entidade, Gustavo Pessoa Fazolo, as atividades do Lar Anália Franco continuam normalmente até que a instituição seja notificada da decisão da justiça. “Ainda não fomos intimados”, aponta.

Ele diz ainda que o contrato do Lar com o município segue até dia 28 de fevereiro e atualmente, são 25 crianças e adolescentes abrigados e cerca de 200 crianças matriculadas para volta as aulas na próxima semana. O advogado aponta ainda que entrou com recurso junto à Secretaria de Assistência Social para garantir a renovação do contrato.

“Acreditamos que não há cabimento essa suspensão, já que o Lar apresentou todas as certidões negativas pedidas, inclusive junto ao MP. Assim que formos notificados, também haverá recurso da decisão judicial”.

Fazolo diz ainda que a decisão foi tomada apenas levando em conta denúncias e sem provas significativas. O caso segue em segredo de justiça.

Via:Tarobá News

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Bombeiros encontram corpo de homem em lago de Apucarana

Revoltante: Cão é queimado com água fervente em Marialva

UEL retoma calendário de graduação com atividades não presenciais nesta segunda

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais