O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Por 18 votos a 4, TJ-PR autoriza retomada da venda de cerveja nos estádios do Paraná

Lei estadual estava suspensa desde março de 2018.

 

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) autorizou, no começo da noite de ontem (20), a retomada da venda de cerveja em estádios de futebol do Paraná. Por 18 votos a quatro, o Órgão Especial entendeu pela constitucionalidade do projeto aprovado em agosto de 2017 pela Assembleia Legislativa.

A venda da bebida nos estádios estava suspensa desde março de 2018. Para o Ministério Público do Paraná (MP-PR), que ajuizou a ação, a Lei Estadual usurpa competência da União, que estabeleceu normas gerais (no Estatuto do Torcedor).

O advogado Henrique Cardoso dos Santos, que há anos questiona a proibição, comemorou a decisão do Órgão Especial. “A lei que todo mundo comemorou na época, agora volta a valer. Não há mais nenhum impedimento para a venda de cerveja ou chope nos estádios do Paraná”, explicou.

Presidente do Sindicato das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares (Sindiabrabar), Fábio Aguayo disse que a retomada da venda tem impacto positivo também na geração de empregos. “Acreditamos que, no mínimo, 600 empregos serão gerados diretamente em estádios e arenas. Vamos combater a clandestinidade da venda no entorno e teremos segurança para investimentos”, afirmou.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) não se posicionou até o momento. O órgão ainda pode recorrer da decisão junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Lei

A lei prevê que a comercialização e o consumo de cerveja ou de chope nos estádios ou arenas desportivas sejam permitidos desde a abertura dos portões para acesso do público até o término do evento. Ele também deixa claro, que as únicas bebidas alcoólicas que podem ser vendidas e consumidas são a cerveja e o chope, sendo proibida a venda e o consumo de outras espécies de bebidas alcoólicas, destiladas ou fermentadas. Há previsão, ainda, de que 20% das cervejas e chopes vendidos sejam de origem artesanal e de produção paranaense.

A comercialização e o consumo somente podem ser realizados em copos plásticos descartáveis, admitido o uso de copos promocionais de plástico ou de papel.

Informações e foto: Banda B

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Informe da dengue registra mais 1.678 casos da doença no Paraná

Estado orienta aplicação da segunda dose de reforço em idosos acima de 60 anos

Inspeções em gatos de luz recuperaram R$ 46 milhões no Paraná em 2023

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais