O Portal do Norte do Paraná
Região

População denuncia descarte irregular de lixo em Rolândia

A população rolandense tem relatado à nossa equipe de reportagem, nos últimos dias, diversos pontos onde há o descarte irregular de lixo na cidade. Nas proximidades do local conhecido como ‘escadinha’, que fica na entrada para os conjuntos Primavera, Padre Ângelo e San Fernando, há bastante lixo.

Os relatos foram averiguados pelo repórter Paulo Sérgio de Jesus, o Ratolino. Nesse local há uma mata, de um lado, e um espaço vazio no entorno do lago do San Fernando, no outro. Moradores se aproveitam desses espaços para jogar todo tipo de lixo – doméstico, sofás e colchões velhos, entulhos de construção civil.

 

 

Outra situação já havia sido relatada nos conjuntos Tomie Nagatani e Perazolo. O problema se repete no Jardim Itália e no San Fernando, nas proximidades do posto de saúde e das escolas.

 

 

O descarte irregular de lixo, problema comum nas cidades da região, causa impactos ambientais, pois podem servir de abrigo para animais venenosos e que podem transmitir doenças como aranhas, baratas, escorpiões, ratos e cobras.

Além disso, alguns objetos podem acumular água, se tornando possíveis criadouros para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Notificações

A prefeitura municipal está fazendo a entrega dos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e informando aos moradores que os proprietários de terrenos vazios serão notificados via Diário Oficial. Eles terão um prazo de 10 dias para realizar a limpeza. Caso não seja feita, a prefeitura irá realizar o serviço e cobrar multa.

Denúncias

Qualquer cidadão pode denunciar, de forma anônima, o descarte de lixo em locais impróprios. A denúncia deve ser feita entrando com contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, por telefone (43) 3156 0333, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Quem for flagrado descartando lixo de forma irregular em áreas urbana ou rural recebe multa proporcional à infração, de acordo com os valores da Unidade Financeira Municipal (UFM).

A aplicação das medidas punitivas está embasada nos artigos 115 a 119 do Código de Posturas da Legislação Municipal.

Por Daiane Valentin

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Após perseguição, motorista perde o controle do veículo e PRF apreende quase meia tonelada de maconha no Paraná

Londrina registra mais três mortes por Coronavírus e chega a 40 óbitos

Idosa de 89 anos é agredida por familiar em Cambé

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais