O Portal do Norte do Paraná
ComunidadeRegião

População de Rolândia denuncia descarte irregular de lixo em terrenos vazios

Nossa equipe de reportagem recebeu denúncias de que havia amontoados de lixo em terrenos vazios nos conjuntos Tomie Nagatani e Perazolo, em Rolândia. Nossa equipe foi até os locais apontados para averiguar a situação. Como é possível ver nas imagens, há muito lixo descartado irregularmente.

 

 

O vereador suplente Paulo Sérgio de Jesus, o Ratolino (Avante), relata que fez solicitações para que a prefeitura realize a limpeza desses terrenos. Mas ele ressalta que é preciso conscientização por parte dos moradores para que descartem o lixo da forma correta.

O descarte irregular de lixo, problema comum nas cidades da região, causa impactos ambientais, pois podem servir de abrigo para animais venenosos e que podem transmitir doenças como aranhas, baratas, escorpiões, ratos e cobras.

Além disso, alguns objetos podem acumular água, se tornando possíveis criadouros para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Notificações

A prefeitura municipal está fazendo a entrega dos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e informando aos moradores que os proprietários de terrenos vazios façam a limpeza e capina de seus terrenos.

Eles serão notificados via Diário Oficial e terão um prazo de 10 dias para realizar a limpeza. Caso não seja feita, a prefeitura irá realizar o serviço e cobrar multa.

Denúncias

Qualquer cidadão pode denunciar, de forma anônima, o descarte de lixo em locais impróprios. A denúncia deve ser feita entrando com contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, ppr telefone (43) 3156 0333, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Quem for flagrado descartando lixo de forma irregular em áreas urbana ou rural recebe multa proporcional à infração, que varia entre R$ 379,50 e R$ 1.519,40, de acordo com os valores da Unidade Financeira Municipal (UFM).

A aplicação das medidas punitivas está embasada nos artigos 115 a 119 do Código de Posturas da Legislação Municipal.

Por Daiane Valentin

Fotos: Ratolino

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Jovem que guardava quase 40 Kg de maconha em casa é preso em Arapongas

Morre Londrinense que se envolveu no acidente na BR-376 em Marialva

Londrina: Aumenta fila de pacientes à espera de leito de UTI no HU

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais