O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Pesquisa revela que consumidores do Paraná cortam gastos com medo de agravamento da pandemia

Com receio das consequências pelo agravamento da pandemia, os consumidores paranaenses estão contendo seus gastos. É o que revela o indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), que teve a terceira queda consecutiva.

Com 89,3 pontos, o índice teve retração de 5,8% na comparação com abril e, por estar abaixo dos 100 pontos, se mantém pelo segundo mês na zona de insatisfação. O cenário nacional também é de queda e teve redução de 1,6% na variação mensal, ficando com 67,5 pontos em maio.

Os aspectos que puxaram o ICF para baixo neste mês são Nível de Consumo Atual, com baixa de 10,1%; Acesso ao Crédito, que apresentou contração de 9,8%, e Perspectiva de Consumo, com diminuição de 8,3%. A Compra de Bens Duráveis também teve redução expressiva, ao cair 7,1% em relação ao mês passado.

Apesar de todos os fatores avaliados para composição do indicador terem apresentado queda na variação mensal, os aspectos Emprego Atual e Renda Atual estão em patamar considerado satisfatório, ao marcarem 116,8 pontos e 129,9 pontos, respectivamente, o que pode indicar que a tendência do consumidor comprar menos está muito mais relacionada às incertezas sobre o futuro do que com a condição atual de emprego e renda.

Outro ponto promissor, é que o quesito Perspectiva de Consumo melhorou consideravelmente em relação a maio de 2020, com alta de 48,8%. Os coeficientes Emprego Atual e Perspectiva Profissional também subiram na variação anual, com aumentos de 10,6% e 11,7%.

Com informações:Bem Paraná(Foto: Franklin de Freitas)

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Covid: Mais 1.613 casos e 18 óbitos são registrados no Paraná

Governador busca junto à JBS a instalação de frigorífico de suínos no Paraná

Cobra News (User)

Novo boletim confirma mais 2,3 mil casos e três óbitos por dengue, além do avanço da chikungunya

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais