O Portal do Norte do Paraná
Região

Período de estiagem afeta a região de Londrina há quase dois meses

Há quase dois meses não chove na região metropolitana de Londrina. A previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) é que a chuva venha na próxima semana.

Em entrevista a uma emissora de rádio da região na última segunda-feira (26), o meteorologista do Simepar, Samuel Brown, explica que a estiagem é resultado de um bloqueio atmosférico que se instalou sobre a região norte do estado e não quer sair de jeito nenhum.

Ele destaca que o tempo seco é até comum para esta época do ano, mas ainda sim preocupa por trazer prejuízos aos agricultores, que esperam pela chuva para o avanço de suas lavouras e plantações, e também à saúde das pessoas, principalmente para aquelas que costumam sofrer de problemas respiratórios. “A preocupação sempre existe porque o setor norte é um setor agrícola, então acaba afetando a agricultura. Apesar de que é uma situação comum nós termos agora e m julho e agosto menos chuva no norte do estado”.

A estiagem também aumenta o risco de queimadas. Nos últimos dias, várias queimadas foram registradas na região. O meteorologista destaca que, apesar de preocupante, o tempo seco deve se estender pelo resto da semana. A previsão de chuva fica para a próxima terça-feira, quando haverá o avanço de uma frente fria pelo estado. Brown não descarta a possibilidade de a chuva voltar em forma de temporal, o que quase sempre acontece quando a cidade fica muito tempo sem registro de precipitações.

Com informações da Rádio Globo Londrina

Acompanhe outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Atirador invade indústria e deixa dois trabalhadores feridos em Sarandi

Vice-prefeito de Prado Ferreira morre por complicações da Covid-19

Londrina economiza R$ 8 milhões e reduz tempo de licitações

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais