O Portal do Norte do Paraná
Paraná

PEC propõe atendimento psicológico a estudantes da rede estadual

Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Paraná apresentada ontem (24) pelo deputado estadual Cobra Repórter (PSD) pretende oferecer atendimento psicológico – individual ou coletivo – nos colégios da rede pública estadual de ensino. A preocupação do deputado são os problemas emocionais e psicológicos que atingem estudantes e educadores de escolas públicas nos últimos anos, a exemplo do ocorrido com os autores dos massacres nas escolas de Realengo, na capital do Rio de Janeiro, em 2011, e recentemente em Suzano (SP).

Segundo Cobra Repórter, a exposição de crianças e adolescentes a todo tipo de conteúdo no meio digital, sobretudo com teor violento, e a falta de diálogo familiar alimentam comportamentos nocivos e contribuem para o surgimento desses problemas. “A relação familiar mudou muito, com os pais trabalhando e pouco controle sobre o que os filhos acessam”, explica.

O autor da PEC relata que a situação acaba atingindo os professores, que sofrem desgaste emocional em função da responsabilidade de atender esses alunos. Além disso, ele defende que o apoio psicológico alia-se à educação e possibilita melhores condições de ensino e convívio nas escolas públicas. “Por isso, defendemos o atendimento psicológico anual para alunos e professores”.

Outro ponto da proposta é que, com a atuação dos psicólogos, alguns problemas serão identificados como dificuldades na aprendizagem, depressão, conflitos familiares e de autoestima, abusos, problemas de saúde, entre outros – tanto na vida dos alunos como dos professores.

Se aprovada pela Assembleia Legislativa, a proposta deve ser inclusa no Plano Plurianual (PPA) e passa a valer no mandato do próximo governador (2023-2026). Contudo, a medida pode ser implantada pelo governador Ratinho Junior ainda neste mandato. Outros deputados estaduais apoiam o projeto.

Por Daiane Valentin

Foto: Bem Paraná

 

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Fábrica clandestina de álcool gel é descoberta na Região de Curitiba

Depois de sete semanas com queda, média móvel da Covid-19 no Paraná é a menor do ano

Setembro Amarelo tem foco na prevenção do suicídio entre jovens

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais