Natural de Londrina, a atleta paranaense Victoria Barbosa brilhou no cenário internacional e sagrou-se campeã geral da Copa do Mundo de Paraciclismo 2025, na categoria C1. A conquista foi fruto de uma sequência de performances de alto nível nas etapas finais do circuito mundial.
Contando com apoio do Governo do Estado, por meio do Proesporte — Programa de Fomento e Incentivo ao Esporte —, além de ter sido bolsista do Geração Olímpica e Paralímpica (GOP) em cinco edições entre 2020 e 2024, Victoria consolidou sua carreira com essa vitória histórica.
Em maio, a ciclista já havia subido duas vezes ao pódio na etapa da Bélgica, conquistando duas medalhas de bronze. Na última sexta-feira (16), ela coroou sua campanha com uma vitória na prova de contrarrelógio na Itália, completando os 16,2 quilômetros em 33 minutos e 26 segundos, resultado que garantiu a liderança no ranking geral da temporada.
“É uma satisfação imensa alcançar esse resultado, principalmente sabendo que fiz tudo que estava ao meu alcance. Dei o máximo nas duas etapas e, com o nível internacional cada vez mais elevado, estar entre as melhores do mundo é motivo de muito orgulho. Levar o nome de Londrina, do Paraná e do Brasil é uma honra enorme”, destacou Victoria.
Ela também ressaltou o impacto dos programas de incentivo no seu desempenho. “O Proesporte e o Geração Olímpica e Paralímpica são fundamentais. Eles viabilizam desde a compra de equipamentos até a participação em competições e o trabalho com profissionais qualificados. Esse suporte faz toda a diferença para que possamos competir no mais alto nível e representar bem nosso estado”, completou.
Imagem e fonte: AEN.