O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná tem capacidade de vacinar 4 milhões de pessoas até maio, diz Beto Preto

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, afirmou nesta quarta-feira (13) que o Paraná tem capacidade para vacinar 4 milhões de pessoas até o mês de maio. A fala foi feita em entrevista concedida à RPC TV, durante vistoria feita ao estoque dos chamados insumos secos.

“Nós temos aí, se houver vacina à disposição, capacidade de vacinar mais de 4 milhões de pessoas até maio, na primeira dose, com certeza. A vacina da AstraZeneca prevê um mínimo de 12 semanas entre a primeira e a segunda dose, o que dá também esse período de respiro para que possamos completar mais pessoas sendo vacinadas”, disse Beto Preto.

Os chamados insumos secos são agulhas, seringas, máscaras, luvas, aventais e algodão, entre outros itens, que estão centralizados em dois pontos principais em Curitiba: o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e o Ginásio de Esportes do Tarumã.

Em entrevista coletiva, o secretário afirmou que todas as cidades do estado irão receber juntas doses da vacina. “Nosso objetivo é vacinar o Paraná inteiro, dentro das faixas etárias e grupos de risco que estão contidos dentro do Plano Nacional de Imunização. Nos próximos dias vamos lançar o plano estadual, até mesmo para transparência da população, mas vamos vacinar todos os municípios indistintamente. Não tem cidadão de maior quantidade de posses ou menos, todos são cidadãos e todos vão receber vacinas”, garantiu.

Para a primeira etapa, o Paraná trabalha com o recebimento de 100 mil doses, que seriam destinadas para os profissionais da linha de frente de combate à Covid-19, populações indígenas e um primeiro grupo de idosos.

Fonte: Portal Banda B

Foto: Jonathan Campos/AEN

Acompanhe a programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada no Paraná

Paraná chega a 301 casos de dengue

Semana de avanço da Covid-19 no Paraná é marcada por ampliação de leitos e restrições

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais