O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná conta com oito ultrafreezers para vacinas da Pfizer contra Covid; doses chegam no início de maio

O Paraná está preparado para receber as doses da vacina da Pfizer e conta hoje (28) com nove frezeers para armazenamento do imunizante; sete são de ultrabaixa temperatura (-80ºC), podendo armazenar as doses por até 6 meses, e dois são de temperatura de -20ºC, que podem ser utilizados para armazenamento inicial das doses. A previsão é de que o Ministério da Saúde encaminhe aos estados no início de maio o primeiro lote das vacinas produzidas pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em pareceria com a empresa de biotecnologia alemã BioNtech.

A Sesa aguarda informações do Ministério da Saúde quanto à temperatura que o imunizante deverá ser enviado para definir estratégicas de recebimento e para isso vários cenários estão sendo planejados. A previsão é que neste primeiro lote, segundo o Ministério da Saúde, o Paraná receba 50 mil doses e que elas sejam distribuídas somente em Curitiba.

Os sete equipamentos de ultrabaixa temperatura são da rede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar); dois já foram deslocados para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), setor da Secretaria de Estado da Saúde responsável pela logística, armazenamento e distribuição das vacinas contra a Covid-19. Os frezeers atendiam ao Hemepar Londrina e de Ponta Grossa.

As unidades do Hemepar remanejaram os produtos armazenados nestes equipamentos, como kits para testes de segurança de bolsas de sangue e congelamento de plasma, para outros refrigeradores.

O Hemepar tem ainda outros cinco frezeers de ultrabaixa temperatura em Pato Branco, Umuarama, Campo Mourão, Guarapuava e Cascavel, que podem ser disponibilizados para o Cemepar, compondo parte da logística do armazenamento das vacinas da Pfizer. E que podem ser deslocados para a capital.

Com informações:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

 

Postagens relacionadas

Padre é encontrado morto em paróquia no Paraná

Lote com 102.500 doses da vacina de Oxford contra a Covid-19 chegou nesta quarta ao Paraná

Para comemorar 108 anos, Corpo de Bombeiros fará live

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais