O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Lote com 102.500 doses da vacina de Oxford contra a Covid-19 chegou nesta quarta ao Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que a remessa de 102.500 doses da vacina da Universidade de Oxford, em parcerua com a AstraZeneca, chegou na manhã desta quarta-feira, 24 de fevereiro, ao Centro de Medicamento do Paraná (Cemepar), no bairro Jardim Botânico, em Curitiba.

Essa remessa faz parte do lote de 167.300 doses que Ministério da Saúde confirmou ao Governo do Paraná na noite desta terça-feira, 23. Serão 102.500 da Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca e a Fiocruz e 64.800 da CovonaVac, desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Ainda não foi confirmada a data da entrega.

As doses da AstraZeneca/Fiocruz fazem parte da remessa de 2 milhões da Índia que chegou ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). Elas passaram por conferência de temperatura e integridade e receberam etiquetas com informações em português, além do protocolo de controle de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fiocruz.

A importação dessas doses prontas é uma estratégia paralela do governo federal à produção de imunizantes a partir da chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). Mais 8 milhões de doses estão previstas pelo acordo da Fiocruz com a AstraZeneca e o Instituto Serum (Índia), mas ainda não há data prevista para o recebimento. Em janeiro, a Fiocruz já havia recebido 2 milhões de doses da vacina.

As 64.800 doses da CovonaVac fazem parte de um lote de 1,2 milhão entregue pelo Instituto Butantan nesta terça-feira (23) ao Ministério da Saúde. Até o próximo domingo (28) há expectativa de fornecimento de 3,9 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), para compartilhamento com os estados. Esses imunizantes já estão sendo feitos a partir do IFA enviado pelo laboratório chinês.

Com informações:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

 

Postagens relacionadas

Agências do Trabalhador farão mutirão para atender pessoas com deficiência

Paraná já soma 731 denúncias de ‘fura-filas’ da vacina contra Covid-19

Paraná recebe mais 227,4 mil doses de vacina contra Covid-19 nesta sexta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais