O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná tenta acelerar vacinação contra Covid-19, mas sofre com falta de doses

O Paraná conseguiu acelerar ao longo do mês de abril o ritmo da vacinação contra a Covid-19. Até ontem, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa-PR), 1.698.462 paranaenses haviam sido vacinados contra o novo coronavírus, sendo que apenas no mês de abril 719.744 pessoas tomaram a primeira dose do imunizante, valor 5,69% superior ao total de vacinados (1ª dose) ao longo de todo o mês de março.

Mesmo vacinando mais, no entanto, o estado ainda está longe, mas muito longe do ritmo ideal ou mesmo de sua capacidade máxima de vacinação.

Em entrevista recente ao Bem Paraná, por exemplo, o secretário da Saúde, Beto Preto, comentou que o estado tem condições de vacinar até 200 mil pessoas por dia. “Tendo vacina na mão, o Paraná tem condições de vacinar 150 mil, 200 mil pessoas por dia. Se tivermos vacina, a capacidade de vacinação é enorme. Chegando mais cargas, a orientação é que os municípios façam acontecer, vacinem sábado, domingo… Cada vacinação feita é a chance de tirar uma pessoa da possibilidade de ficar doente”, destacou na ocasião o secretário.

Desde o início da vacinação, no final de janeiro, porém, foram imunizadas apenas 17.730 pessoas diariamente (considerando aqueles que tomaram a primeira dose do imunizante). Em abril, com o programa de imunização em ritmo um pouco mais acelerado, foram 25.705 indivíduos vacinados a cada dia. Ainda longe, contudo, da capacidade máxima do sistema de saúde paranaense.

Para piorar, até esta quarta-feira (28) já haviam sido aplicadas no estado 93,2% das primeiras doses disponibilizadas aos municípios, restando ainda 123.914 doses de imunizante para serem utilizadas em indivíduos que ainda não foram parcialmente imunizados. Isso significa que, para acelerar ainda mais o ritmo da vacinação, o Paraná depende do repasse de mais fármacos por parte do Ministério da Saúde. E aí está o problema.

Para o mês de maio, o governo federal prevê a entrega 32 milhões de doses aos estados, 30% a menos do que a previsão inicial, de 46 milhões. Para abril, o cronograma da pasta chegou a prever a distribuição de 47 milhões de imunizantes, mas o número de doses entregues não deve superar os 27 milhões.

Diante deste cenário, a solução tem sido empurrar para frente as previsões. A estimativa inicial do governo federal era de que até maio o Brasil já teria vacinado os grupos prioritários com, pelo menos, a primeira dose dos imunizantes. No Paraná, isso representaria quase 4,1 milhões de pessoas protegidas contra a Covid até o quinto mês do ano. Na última semana, porém, o Ministério já mudou a estimativa, prevendo que as pessoas que se encaixam nos critérios de prioridade devem receber a primeira dose até a 1ª quinzena de julho e as duas doses até o final de setembro.

Estado espera mais 309,2 mil imunizantes

O Paraná receberá nos próximos dias o 15° lote de vacinas contra o coronavírus enviado pelo Ministério da Saúde. No total, serão 309.200 doses de imunizantes: 6.200 doses da Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan/Sinovac, e 303.000 da Covishield, da Universidade de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz. Porém, o dia certo para a chegada do lote depende do Ministério da Saúde.

Todas as vacinas são destinadas à primeira dose de grupos prioritários cuja imunização já está em andamento: pessoas de 60 a 64 anos e profissionais da segurança pública e salvamento.

Hoje está prevista a chegada do primeiro lote da vacina da Pfizer. No total, 1 milhão de doses serão transportadas em voo que chegará ao Aeroporto de Viracopos, com aterrissagem prevista para as 19h.

As doses serão distribuídas para os 26 estados e o Distrito Federal. Segundo o Ministério da Saúde, a orientação é que sejam priorizadas as capitais devido às condições de armazenamento da vacina, que demanda temperaturas muito baixas.

Testagem — O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse ontemque o governo federal lançará um programa de testagem da população para Covid-19. Ainda não há data para início do programa. A testagem em massa vai ajudar o País a controlar melhor as medidas de quarentena.

Com informações:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Mais de 35 mil carteiras de habilitação estão em unidades do Detran aguardando a retirada

Primeiro boletim da dengue do ano aponta 198 municípios do Paraná com casos confirmados

VÍDEO: Motorista tenta agredir ciclista em briga e é alvo de spray de pimenta

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais