O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Pandemia faz casos de atendimento por depressão subirem 30% no Paraná

Com a pandemia de Covid-19, os números de atendimentos por depressão subiram. No Paraná foram registrados 78 mil diagnósticos de depressão em 2021, um aumento de 30% em relação aos atendimentos de 2020, que chegaram a 70 mil, e 11% em relação a 2019, quando os atendimentos chegaram a 60 mil.

Em Curitiba, em 2021 foram registrados 11.091 atendimentos por depressão no Caps – Centro de Atenção Psicossocial. Em 2022, nos primeiros seis meses já somaram 5.023 atendimentos, e serve de alerta para toda a sociedade e área médica.

Segundo Roseli Hauer, professora de psicologia da Faculdade Herrero, o nicho profissional do psicólogo cresceu muito no cenário pós-pandemia devidos ao aumento de situações de incerteza e insegurança social, como é o caso de dificuldades financeiras, instabilidade no estilo de vida das pessoas em relação ao trabalho, família, relacionamentos e saúde.

“Pessoas que perderam parentes e amigos precisam recompor suas rotinas, vivenciar o processo do luto, recompor suas rotinas de trabalho no caso dos adultos, estudos para os jovens e crianças. Saber conviver com as sequelas emocionais e físicas das perdas é um constante aprendizado, vivenciado de forma individual, afinal cada um têm um ritmo próprio para ligar com suas questões. É preciso ter paciência e acolhimento das pessoas para que elas retomem às suas vidas com bem-estar e qualidade mental”.

A professora do curso de psicologia explica que as mudanças na sociedade refletiram inclusive nas instituições de classe que tiveram de se reestruturar para atender as demandas da população, inclusive no modelo digital face a necessidade de distanciamento social.

“O próprio Conselho Regional de Psicologia ampliou a visibilidade do modelo de atendimento à distância que já existia antes da pandemia de Covid-19 e depois ganhou mais notoriedade (com as tele consultas por chamadas de vídeo) ampliando o acesso da população ao serviço de saúde mental com os atendimentos psicológicos”.
A Faculdade Herrero oferta à população atendimento psicológico do serviço de terapia clínica realizado por estudantes, com supervisão dos professores. As consultas são agendadas no horário de segunda a sexta-feira, das 17h20 às 21h20, conforme disponibilidade de agenda dos estudantes. Interessados devem agendar o atendimento pelo telefone 41 3016-1930 e passar por uma triagem gratuita. As consultas são realizadas nas instalações da Faculdade Herrero, R. Álvaro Andrade, 345 – bairro Portão, em Curitiba.

Com informações:Bem Paraná

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Saúde confirma 48 novos casos de Covid-19 e mais um óbito no Paraná

Bolão de Guarapuava com 15 acertos na Lotofácil fatura prêmio de R$ 655 mil

Governador apresenta programa estadual de compliance na CGU

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais