O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Governador apresenta programa estadual de compliance na CGU

Iniciativa envolve políticas e práticas em torno do respeito à moralidade e eficiência administrativa.

 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior reuniu-se ontem (12), em Brasília, com o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário, para apresentar o Programa Estadual de Integridade e Compliance, do Governo do Paraná. O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, também participou.

O Programa Estadual envolve a concepção, implementação e monitoramento de políticas, procedimentos e práticas em torno do respeito à moralidade e eficiência administrativa. O Paraná é o primeiro estado a utilizar um programa desta natureza, no sentido de avançar para que todos os órgãos públicos tenham o compliance.

“O objetivo é garantir mais transparência à prestação de serviços para o cidadão e também em licitações e contratos feitos pelos órgãos públicos com a iniciativa privada e prestadores de serviços”, disse o governador. A implantação do programa começou pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, que tem um alto volume de contratos. Será estendido às demais pastas.

O ministro destacou o Estado pela maturidade da proposta e metodologia empregada no programa. Wagner Rosário avaliou que o Paraná está neste momento em um nível superior aos outros estados em relação ao combate à corrupção, prevenção e programa de compliance. Ele afirmou, ainda, que é nessa linha que o governo federal atuará.

“Apresentamos também a proposta única do Due Diligence, que nenhum estado utiliza e é superinovadora”, relatou o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira. A prática consiste numa avaliação de risco prévia a qualquer contratação, aquisição ou parceria.

Ética e cidadania

No encontro, foi proposto que a CGE seja o braço paranaense do programa “Um por todos e todos por um”, desenvolvido pela CGU com apoio do Instituto Mauricio de Sousa. O objetivo é elaborar e disseminar uma agenda de promoção da ética e da cidadania a ser adotada por escolas no âmbito da sala de aula. “Vamos começar no ensino básico e colocar esse programa dentro das universidades para fomentar a cultura do controle social sobre a administração pública”, detalha Siqueira.

O governador convidou o ministro para participar de um evento em Curitiba, na próxima quarta-feira (20), com diretores de escolas e secretários municipais de educação.

Combate à corrupção

Também na tarde de terça-feira (12), o governador e o controlador-geral se reuniram na capital federal com o diretor executivo da Transparência Internacional, Bruno Brandão.

Além da apresentação do programa de compliance, foi tratada a adequação ao Paraná de algumas das Novas Medidas Contra a Corrupção, elaboradas pela ONG com foco no governo federal. Uma destas ações é agregar todos os processos licitatórios no Portal da Transparência.

Ponta Grossa

A agenda em Brasília também incluiu uma reunião do governador Ratinho Junior com o secretário nacional da Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann. No encontro, foi confirmado o investimento de R$ 35 milhões em infraestrutura do Aeroporto Municipal de Ponta Grossa. O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, e o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, participaram da reunião.

“O aeroporto é importante não só para Ponta Grossa, mas para a região, para o desenvolvimento do Paraná”, disse Ratinho Junior. Ele disse que o objetivo do governo é fortalecer a infraestrutura do Paraná e nesta estratégia entram os aeroportos regionais, que contribuem para estimular o desenvolvimento.

O aeroporto receberá melhorias no terminal de passageiros, estacionamento de veículos, taxiway – espaço para deslocamento em solo e/ou manobra de aeronaves –, pátio e área de giro de aeronaves.

Via AENPr

Fotos: Rodrigo Félix Leal/ANPr

 

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

 

Postagens relacionadas

Paraná tem menor taxa de crescimento da Covid-19 no Brasil considerando a população, diz pesquisa

Servidores técnicos e professores da UEL paralisam e pedem recomposição de perdas salariais

Cobra News (User)

Projeto de lei propõe novos recursos para municípios atingidos pela estiagem dos últimos anos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais