O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Pagamento de dívidas e reserva financeira serão os principais usos do 13º salário

A primeira parcela do 13º salário foi paga aos trabalhadores formais e aos aposentados e pensionistas. Segundo sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), a principal destinação desse dinheiro será para quitar dívidas: 29,3% dos paranaenses utilizarão o abono anual para saldar seus débitos. Essa parcela é menor do que no ano passado, quando 33,3% dos entrevistados afirmaram que utilizariam o valor para pagar dívidas.

Outra parte considerável de paranaenses, 23,7%, planeja utilizar o 13º salário para fazer uma reserva financeira ou investimento, percentual superior a 2018, quando 21,6% pretendiam economizar.

A compra de presentes deve ficar em terceiro plano: 14,7% dos paranaenses vão gastar a remuneração adicional para essa finalidade. No ano passado, 16,2% dos trabalhadores pretendiam gastar o dinheiro em presentes.

Há aqueles que vão aproveitar o 13º para viajar. Essa foi a resposta de 13,7% dos entrevistados, ante 17,8% no ano passado. Por fim, outros 5,7% afirmam que vão utilizar a gratificação de fim de ano para o pagamento de impostos e taxas.

Os que não sabem ou não responderam somam 14,3% e os que não estão empregados e, portanto, não terão direito ao 13º salário, correspondem a 10,7% dos entrevistados.

Verifica-se que os paranaenses estão buscando deixar sua vida financeira em dia, quitando dívidas e se precavendo de situações adversas como a perda do emprego ou piora no cenário econômico brasileiro.

Apesar dos consumidores estarem ainda um pouco temerosos, o varejo será um dos setores mais beneficiados com a liberação do 13º salário. Estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) é de que a economia paranaense deverá receber aproximadamente R$12,7 bilhões advindos do pagamento do abano salarial.

A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), do mês de novembro mostra que os paranaenses estão retomando o ritmo de consumo. Marcando 108,6 pontos, o indicador avançou 2,6% em relação ao mês de outubro e cresceu 8,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse foi o melhor mês de novembro dos últimos cinco anos e reforça a ideia de que a economia está melhorando e que as famílias estão propensas a comprar mais.

Informações: Fecomércio

Foto: Agência Brasil

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Com mais 6.351 novos casos confirmados por Covid, Paraná chega a 1.156.632 diagnósticos e 28.683 mortes

Ônibus de acidente com 11 mortos começa a ser retirado de ribanceira com auxílio de tratores, em Sapopema

Padre Reginaldo Manzotti tem alta hospitalar, mas continua em repouso e afastado das atividades

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais