O Portal do Norte do Paraná
Policial

Operação Ductos cumpre mandados contra empresários e servidores da Sanepar

A operação ‘Ductos’ foi deflagrada nesta segunda-feira (20), em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, que deve cumprir 16 mandados de prisão temporária e 50 mandados de busca e apreensão. As prisões temporárias (por cinco dias) têm como alvo empresários e servidores da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

As ordens judiciais foram emitidas pela 1ª Vara Criminal de Ponta Grossa e incluem ainda o bloqueio de imóveis e veículos de 22 pessoas ou empresas. As buscas são cumpridas em 37 residências e 13 empresas, incluindo cinco estabelecimentos privados que ficam em: Ponta Grossa, Cornélio Procópio, Telêmaco Borba e Curitiba; e oito da Sanepar: três em Ponta Grossa, dois em Telêmaco Borba, um em Curitiba, um em Santo Antônio da Platina e um em Cornélio Procópio.

Investigações

As investigações, iniciadas há cerca de dois anos, apuram principalmente o pagamento indevido por serviços não prestados e fraudes em licitações. Teria havido benefício ilegal para empresas, mediante pagamento de propinas a servidores da Sanepar.

A principal empresa beneficiada seria também a organizadora do pagamento de propinas. Há suspeitas de que as empresas organizavam entre si o resultado de processos licitatórios, a partir do acesso a informações internas da Sanepar.

Investiga-se, ainda, o faturamento por serviço não executado integralmente ou por serviço superfaturado, com o uso de medições falsas ou não fiscalizadas por servidores da Sanepar. Em contrapartida, funcionários da Sanepar receberiam propina.

O grupo de empresários que liderava a organização das fraudes montou outras empresas para efetivar os pagamentos ilegais e ocultar sua verdadeira origem. Os crimes investigados são fraude a licitação, peculato, lavagem de dinheiro e corrupção por meio de organização ou associação criminosa, além de falsidade documental.

Fonte: Paraná Portal

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Em Ibiporã:Homem é encontrado morto na zona rural

Apple 12.9-inch iPad Pro and Microsoft Surface Pro Comparison

Admin Master

Menino de 4 anos é internado em estado grave com traumatismo craniano em Maringá

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais