O Portal do Norte do Paraná
Região

Agentes comunitários de saúde fazem cadastros domiciliares em Rolândia

Os agentes comunitários de saúde (ACS) de Rolândia estão indo até as residências dos pacientes atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer e atualizar os cadastros junto à rede municipal.

Paloma de Souza Cavalcante Pissinati, diretora de Atenção Primária à Saúde, explica que a Secretaria Municipal de Saúde implantou um sistema de prontuário eletrônico, em que todas as informações sobre a saúde do paciente são unificadas. Além do prontuário municipal, os dados coletados nos cadastros domiciliares também serão inseridos no Sistema de Informações do SUS.

O objetivo, segundo ela, é agilizar os atendimentos prestados tanto nas Unidades Básicas de Saúde como no Pronto Atendimento e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. De acordo com Paloma, os ACS primeiro verificam se o endereço do paciente é o mesmo que consta no cadastro – em caso negativo, as informações são atualizadas.

A diretora de Atenção Primária relata que para garantir agilidade e confiabilidade, são solicitados dados como documentos pessoais e telefone, além de informações sobre a saúde dos moradores da residência.

Para reduzir o risco de contaminação pelo coronavírus, os agentes de saúde utilizam máscaras, conversam no portão com o paciente e mantém um metro de distância. Paloma ressalta que é importante que a população receba os ACS para fazer esse cadastramento – eles estarão devidamente identificados, utilizando o uniforme da Secretaria de Saúde e portando o crachá.

 

 

Daiane Valentin

Foto: Divulgação/Prefeitura

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Padre perseguido por mulher em Arapongas decide deixar paróquia

Cobra News (User)

Participe da Festa da Independência neste sábado em Rolândia

Homem morre e três pessoas ficam feridas em acidente na PR-444 em Arapongas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais