O Portal do Norte do Paraná
Comunidade

Número de doações de sangue aumenta no Paraná

Neste período de férias, também em função da maior incidência de acidentes nas estradas, é importante manter os estoques de sangue para atender os 385 hospitais do Paraná. Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, em bom estado de saúde e com mais de 50 quilos, pode doar.

 

O número de doações de sangue aumentou em todo o Paraná nas duas primeiras semanas deste ano, segundo informações do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). De acordo com o farmacêutico Paulo Hatschbach, que atua no órgão, o aumento começou ainda nos feriados de final de ano, quando foi feito um apelo à população para que não deixasse de doar. “E os doadores corresponderam”, afirma Hatschbach.

Nos primeiros quinze dias de janeiro as doações chegaram a 6.502 em todo o Estado. No mesmo período do ano passado, o número havia sido de 6.314 doações – uma alta de 3,9%. O ideal para manter os estoques são 16 mil doações por mês. Neste período de férias, em especial, as doações são fundamentais já que o número de acidentes nas estradas costuma crescer.

“A população atendeu nosso apelo, e no momento temos estoque suficiente para os 385 hospitais do Paraná. Esperamos que as pessoas continuem doando para que possamos atender a demanda e salvar vidas”, destaca Hatschbach.

As doações podem ser feitas em qualquer posto de atendimento do Hemepar em todo Paraná. Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, em bom estado de saúde e com mais de 50 quilos, pode doar. Menores de idade precisam ter autorização e a presença do responsável legal. No dia da doação, o voluntário precisa estar descansado e bem alimentado.

Os homens podem doar sangue quatro vezes por ano, com intervalos de 60 dias, e as mulheres até três vezes, com intervalos de 90 dias. Uma única doação de sangue pode salvar até três vidas.

Hemocentro Regional de Londrina

Na região metropolitana de Londrina, as doações podem ser feitas no Hemocentro Regional, que fica anexo ao Hospital Universitário (HU). Todo o processo demora em torno de 40 minutos e o doador tem direito a um lanche após a doação, enquanto fica em observação por algum tempo.

A instituição também faz agendamento para grupos de pessoas. Quando uma instituição ou uma empresa quer doar, pode ligar e agendar um horário.

O Hemocentro Regional de Londrina fica na Rua Cláudio Donizete Cavalieri, 156, no Jardim San Conrado. O telefone para mais informações é o (43) 3371-2218. O Hemocentro atende a população de segunda a sexta-feira das 13h às 18h30 e aos sábados das 8h às 17h30.

 

Foto: Venilton Küchler/Arquivo ANPr

 

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Terminal de Cambé é desativado temporariamente para reforma

Morador de Londrina reclama de grama alta nos arredores da UBS do Vivi Xavier

Dori Alimentos seleciona jovens aprendizes

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais