O Portal do Norte do Paraná
Policial

Novo LIRA da Secretaria de Saúde aponta alto risco para dengue em Rolândia

A secretaria de Saúde, por meio da secretária de Saúde Karla Ulinski, e do diretor de Vigilância em saúde, Rafael Dias, detalharam o resultado do terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), ocorrido no município de Rolândia entre os dias 9 e 13 de maio de 2022: foi de 4,9% Índice de Infestação Predial, ou seja, a cada 100 imóveis vistoriados, aproximadamente 5 apresentaram criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Esse resultado coloca o município de Rolândia em uma situação de alto risco segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde, que preconiza um índice de até 1% como aceitável.

No período compreendido entre o dia 25/07/2021 e 23/05/2022 (período epidemiológico de 2021/2022), foram notificados no município de Rolândia 2.438 casos suspeitos de dengue.

Destes, 1986 casos foram descartados e 103 foram confirmados como Dengue.

Os criadouros encontrados com maior frequência foram:

  • Criadouros do Grupo D2, 32,9% – lixo, recipientes plásticos, garrafas PET, latas, sucatas, entulhos de construção;
  • Criadouros do Grupo B, 45,1% – vasos/frascos com água, pratos, garrafas retornáveis, pingadeiras, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais, materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos, etc.), objetos religiosos/rituais.
  • Criadouros do Grupo A2, 8,5% – Depósitos de água ao nível do solo para armazenamento doméstico, tais como tonéis, tambores, barris, cisternas, caixas d’água, captação de água em poço/cacimba/cisterna.

Os dados detalhados do 3º LIRAa podem ser consultados no link: https://sites.google.com/view/boletimdadengue-rolandia/lira/liraa-maio22

Considerando que o índice de infestação predial está acima do limite máximo recomendado pela OMS/Ministério da Saúde, não podemos baixar a guarda, uma vez que o município enfrentou dois anos consecutivos de epidemias de dengue. Desta forma, a equipe de Controle de Endemias continua realizando diversas ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, porém, o apoio da população é fundamental.

Medidas simples podem contribuir de forma significativa para o controle da disseminação do Aedes aegypti, são elas:

  • Vasos e pratinhos de plantas devem preferencialmente ser eliminados, mas quando mantidos, devem permanecer com areia grossa até as bordas ou ser lavados com água, bucha e sabão semanalmente, para eliminar os ovos do mosquito.
  • Manter os quintais limpos, sem acúmulo de lixo, pneus, garrafas e outros objetos que possam acumular água.
  • Não deixar água parada;
  • Realizar a destinação adequada do lixo, entulhos e outros materiais inservíveis;
  • Verificar e realizar a manutenção correta periodicamente em calhas, marquises e ralos;
  • Tambores e outros recipientes para armazenamento de água devem permanecer sempre tampados/telados. A inspeção e limpeza destes reservatórios deve ser realizada semanalmente pelos moradores mediante a escovação das paredes internas com bucha e sabão, a fim de eliminar possíveis ovos do mosquito.

Para mais informações sobre situação epidemiológica da Dengue no município de Rolândia, acesse: https://sites.google.com/view/boletimdadengue-rolandia/in%C3%ADcio

via: ASCOM/Prefeitura de Rolândia

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

PRF prende mulher e apreende 469 kg de maconha em Cornélio Procópio

Caminhão da coleta de lixo de Apucarana se envolve em acidente e trabalhador morre

Polícia apreende cerca de 18 mil garrafas de cerveja falsificadas em barracão no Paraná

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais