O Portal do Norte do Paraná
Região

Municípios da região decidem manter o comércio fechado por mais uma semana

Depois que  Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) decidiu na manhã desta sexta-feira (3) pela orientação para que o comércio permaneça fechado ao menos até a Páscoa,  a maioria dos 22 municípios decidiram por manterem o comércio fechado. A medida é para evitar a aglomeração de pessoas e prevenir o contágio do novo coronavírus. Na maioria das cidades, o comércio estava fechado há quase 15 dias.

Londrina

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, que também esteve na reunião da Amepar, anunciou nesta tarde que o comércio londrinense também segue fechado até o dia 12 de abril. Um novo decreto será publicado e deve liberar a venda por delivery e drive thru para todos os tipos de atividades comerciais e não apenas alimentação.

Segundo o prefeito, há um estudo sobre a possibilidade do retorno no dia 13, dependendo de como estiver a situação de contágio do coronavírus no município, que vai considerar a possibilidade de redução de carga horária e todas as precauções e medidas de higiene que precisarão ser tomadas.

Rolândia

Após uma reunião no gabinete do prefeito de Rolândia, Luiz Francisconi Neto, na tarde desta sexta-feira (3), com o Comitê de Gestão de Crise contra a Covid-19, representantes da Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR) e outras autoridades, ficou definido que o comércio permanecerá fechado durante a próxima semana, ou seja, até o dia 12 de abril.

Segundo o prefeito, um novo decreto municipal será publicado na próxima segunda-feira (6) detalhando a lista de serviços essenciais e as atividades que podem ser realizadas por eles – haverá restrição de horário de funcionamento de alguns serviços e números de pessoas dentro dos estabelecimentos. Além disso, a fiscalização será mais intensiva.

O decreto anterior, determinou o fechamento do comércio por 15 dias – do dia 23 de março até o dia 6 de abril – e os estabelecimentos reabririam as portas na próxima terça-feira (7).

Ainda de acordo com Francisconi, a decisão segue o que foi acordado pelos prefeitos dos 22 municípios que fazem parte da Amepar (Associação de Municípios do Médio Paranapanema), em reunião realizada hoje pela manhã, da qual o prefeito rolandense participou.

Cambé

O prefeito de Cambé  Zé do Carmo também seguiu a linha dos outros municípios e manteve o decreto de fechamento.

Arapongas

O prefeito de Arapongas e presidente da Amepar, Sérgio Onofre, afirmou que o comércio da cidade  irá permanecer fechado até a páscoa.

Casos de coronavírus

Londrina teve a primeira morte em decorrência do novo coronavírus. O paciente de 37 anos faleceu nesta tarde. Ele tinha hipertensão, obesidade e pré-diabetes como comorbidades. São 152 casos na cidade, segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) – dos quais 114 foram descartados, 30 confirmados e 7 seguem em investigação.

Em Rolândia, o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado ontem (2). A cidade já teve outros 8 casos descartados. Em Arapongas, são 20 casos, dos quais 2 foram confirmados, 14 descartados e 4 estão sendo investigados. Cambé registrou até o momento 27 casos – 2 confirmados e 25 descartados.

As informações são do último boletim publicado pela Sesa às 17h desta sexta.

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Incêndio na UEM destrói construção que abriga dois centros acadêmicos

Onça é encontrada e capturada no Jardim Caravelle em Arapongas

Londrina: Manifestantes bloqueiam pool de combustíveis

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais