O Portal do Norte do Paraná
Região

MotoClube Rota 376, de Rolândia, está distribuindo sementes de Crotalária, flor utilizada no combate ao Aedes

O Rota 376 Imbaú MotoClube, com sub-sede em Rolândia, está distribuindo gratuitamente sementes da flor Crotalária. A flor amarela da Crotalária Juncea atua como repelente natural contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

A planta em fase adulta atrai a libélula, inseto que se alimenta das larvas do Aedes, além de ser considerado predador natural do mosquito. A libélula distribui seus ovos na água parada, justamente onde o Aedes se prolifera, e quando os ovos da libélula eclodem, suas larvas se alimentam das larvas do Aedes.

Segundo o diretor regional do Rota 376, Lucas Novaes, as sementes foram doadas por um agricultor do distrito do Bartira para serem distribuídas à população. Lucas ressalta que apesar de não haver comprovação científica do auxílio da Crotalária no combate ao mosquito transmissor da dengue, há relatos positivos de que a alternativa funciona.

“Essa planta começa a florescer a partir de 90 dias. Então mesmo que não seja para combater a dengue hoje, será para um futuro e no futuro vamos desejar ter plantado essa semente”, afirma o diretor. Ele ainda lembra que o mais importante é não esquecer do principal cuidado para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti – não deixar água parada.

Para facilitar o acesso à população, as sementes estão sendo entregues em três pontos de retirada: nas duas unidades do Laboratório Novaes – na rua Santos Dumont, 805, no centro e na rua Ouro, 246, na Vila Oliveira – e na Bruto Barbearia, que fica na avenida Atlanta, 545, no jardim Santiago.

Lucas também explica que o MotoClube pede para que as pessoas fora do grupo de risco de contaminação do coronavírus façam a retirada das sementes. Quem está no grupo de risco e não tem uma pessoa próxima que possa ir até os locais de retirada, pode entrar em contato com algum membro do Rota 376, que fará a entrega, tomando as devidas precauções com a utilização de luvas e máscaras.

Os contatos são: 99691 0225 (Lucas Novas – Teté); 98810 7357 (Victor Henrique – Vitão) e 99920 6827 (Cristiano – Brutus).

Por Daiane Valentin

 

 

 

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Cachorro é abandonado e amarrado em estrada rural de Rolândia

Cambé divulga novas datas de aplicação da segunda dose e da dose de reforço da vacina contra Covid-19

Idoso morre após ser atropelado por carro na BR-369 em Arapongas

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais