O Portal do Norte do Paraná
Entretenimento

Morre Bira Presidente, fundador do Fundo de Quintal e ícone do samba, aos 88 anos

Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente, morreu às 23h55 deste sábado (14), aos 88 anos, no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A morte foi causada por complicações decorrentes de um câncer de próstata e do avanço do Alzheimer. A informação foi confirmada pelo Grêmio Recreativo Cacique de Ramos e pelo Grupo Fundo de Quintal.

Figura central do samba carioca, Bira deixa um legado profundo como fundador e presidente vitalício do Cacique de Ramos, bloco criado em 1961 que se tornou referência cultural e berço de uma geração inovadora de sambistas. Com seu pandeiro, sua presença carismática e sua liderança serena, moldou não só o estilo musical de uma época, mas também os rumos da cultura popular brasileira.

Foi no pátio do Cacique que nasceu, no fim dos anos 1970, o grupo Fundo de Quintal — do qual Bira foi um dos fundadores. A formação original, que incluía nomes como Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Almir Guineto, Sombrinha e Neoci, trouxe instrumentos como o tantã, o repique de mão e o banjo para o centro da roda, revolucionando a linguagem do samba e consolidando o gênero que viria a ser conhecido como pagode.

Homem de firmeza ética e generosidade contagiante, Bira Presidente transformou o “Doce Refúgio”, como ficou conhecido o espaço do Cacique, em ponto de encontro de artistas, compositores e apaixonados pelo samba. Ali, Beth Carvalho descobriu e impulsionou carreiras. Zeca Pagodinho, Dudu Nobre e tantos outros foram inspirados por aquele chão.

Bira deixa as filhas Karla Marcelly e Christian Kelly, os netos Yan e Brian, e a bisneta Lua. O velório e o sepultamento ainda não tiveram data e local confirmados pela família.

Com informações:R7

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Michael Madsen, ator de ‘Kill Bill’ e de longa colaboração com Tarantino, morre aos 67 anos

Fátima Bernardes expõe doença grave como real motivo para deixar o ‘Encontro’

Cobra News (User)

Amado Batista é condenado a pagar R$ 10 mil de pensão para ex-namorada

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais