O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Menino de 12 anos morre após picada de escorpião em Cambará

Thaygo Henrique Bara Milani, de 12 anos, morreu na noite desta segunda-feira (13), após ser picado por um escorpião-amarelo dentro de sua residência em Cambará, no Norte do Paraná. O acidente ocorreu enquanto ele tentava alcançar um carrinho de brinquedo atrás do sofá.

A família afirmou que buscou atendimento imediatamente, mas o hospital local não possuía soro antiescorpiônico. O menino chegou a ser encaminhado para Jacarezinho, mas a ambulância precisou retornar a Cambará durante o trajeto devido à piora de seu quadro clínico.

O soro finalmente chegou ao município por meio da 19ª Regional de Saúde e foi administrado horas após a picada. Thaygo recebeu seis ampolas, apresentou melhora inicial e foi transferido para o Hospital Universitário de Londrina, onde não resistiu às complicações e acabou falecendo.

O secretário interino de Saúde do Paraná, César Neves, informou que o tempo de aplicação do soro foi considerado adequado. Ele explicou que a falta do antídoto no hospital de Cambará se deve à ausência de câmaras frigoríficas específicas, necessárias para o armazenamento do medicamento. A Secretaria de Estado da Saúde anunciou que irá investigar o caso.

Em julho deste ano, uma criança de 3 anos também foi picada por escorpião e faleceu por falta de soro. O caso aconteceu no mesmo município.

Prefeitura emite nota pela morte de Thyago

Em nota divulgada nas redes sociais, a Prefeitura de Cambará lamentou a morte do menino e reforçou que todos os protocolos de emergência foram seguidos. O município também informou que está se preparando para armazenar o soro em conformidade com as exigências técnicas do estado.

A Prefeitura de Cambará manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de uma criança de 12 anos, vítima de picada de escorpião amarelo, ocorrido neste domingo, 12 de outubro.

O paciente deu entrada no Pronto Socorro Municipal às 18h06, sendo imediatamente avaliado pela equipe médica. O CIATox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica) foi acionado e orientou a administração de medicamentos sintomáticos e a observação do quadro clínico.

Às 18h36, a criança apresentou sintomas compatíveis com envenenamento – como calafrios, cefaleia, náuseas e prostração – e, conforme nova orientação do CIATox, foi solicitada a transferência para uma unidade de referência que possuía o soro, no caso, a Santa Casa de Jacarezinho.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Jovem de 19 anos morre afogado no lago do São Fernando em Rolândia

Cobra News (User)

Médico do Paraná morre em acidente de moto na Argentina durante viagem para comemorar aniversário de casamento

Cobra News (User)

Secretaria da Saúde amplia ações para atuação rápida em situações de emergência

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais