O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Após sábado de sol, nova frente fria impacta o tempo no Paraná no domingo, prevê Simepar

No inverno, como é característica da estação, o amanhecer é gelado. Mas entre as manhãs e as tardes, as condições do tempo podem mudar e é o que ocorrerá neste sábado (5), prevê o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). No período da tarde será possível matar a saudade do sol. No domingo (06), entretanto, uma nova frente fria se desloca para o oceano na altura do Rio Grande do Sul, causando no Paraná novo declínio das temperaturas no período da tarde. Muitas cidades terão nebulosidade e chuva fraca.

De acordo com o Simepar, o amanhecer desta sexta-feira manteve o padrão de temperaturas abaixo de 10°C, principalmente na metade Sul do Paraná. A nebulosidade segue presente no Leste, Campos Gerais e Centro Sul, onde podem ocorrer chuvas fracas e chuviscos ocasionais.

No sábado, ainda com o amanhecer gelado, há previsão de geada fraca no Sudoeste e Sul do Estado. À tarde as condições do tempo melhoram. “No Leste e Centro-Sul, devido à mudança na circulação dos ventos, o sol volta a aparecer com maior intensidade, principalmente no período da tarde do sábado. Ainda entre nuvens, o sol fará com que as temperaturas se elevem um pouco em relação aos últimos dias. Teremos temperaturas entre 15°C e 17°C”, explica Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.

No domingo, o dia começa novamente com temperaturas baixas principalmente na metade Sul do Paraná. Permanece a previsão de geada para as regiões Centro-Sul, Sul e Sudoeste, em áreas próximas à divisa com Santa Catarina. “Já no decorrer do dia, o deslocamento de uma frente fria sobre o oceano na altura do Uruguai e Rio Grande do Sul, favorece o aumento da nebulosidade na região Leste e nos Campos Gerais do Paraná, devido à mudança na circulação dos ventos”, detalha Barbieri.

Por conta da frente fria, na tarde de domingo as temperaturas subirão menos do que sábado. Na Capital a máxima não deve passar de 15°C, com registro de chuvas fracas ocasionais entre o final da tarde e a noite de domingo. Nas demais regiões o tempo segue estável com predomínio de sol, e temperaturas chegando aos 22°C.

Como a frente fria não atravessará o Paraná, dessa vez os impactos passarão rápido. Na próxima semana o tempo começa a secar por todo o Estado, ou seja, os registros de chuva serão menos frequentes. As mínimas seguem mais baixas em Palmas, entre 6°C e 8°C, e as máximas mais altas estão previstas para o Noroeste, entre 21°C e 25°C.

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Foto: Alessandro Vieira/SESA

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Assassinato de avó e neta no Paraná completa um mês sem respostas sobre autoria do crime; investigação está em sigilo

Cobra News (User)

Incêndio atinge indústria de abate de frangos no Paraná

Cobra News (User)

Boletim da Saúde registra 32.085 novos casos e 21 óbitos por dengue

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais