O Portal do Norte do Paraná
Região

Londrina teve janeiro mais quente desde 1976

Janeiro chegou ao fim com recorde de temperatura em Londrina. O mês já é considerado o mais quente registrado desde 1976, quando começaram as medições pelo Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) na cidade.

Segundo a agrometeorologista do Iapar, Heverly Morais, a base de cálculo levou em conta todos os meses e anos. “Percebemos que a temperatura chegou ao recorde. A média das máximas chegou a 32,6º C”. Nos janeiros passados, a média histórica não tinha ultrapassado os 29º C.

Na quinta-feira (31), os termômetros marcaram 36.4º C. Janeiro fechou com chuva, mas não como era esperado. “O pluviômetro registrou 16 mm de chuva em 15 minutos. Durante a tarde de quinta-feira foram 26mm. Houve pancadas nas regiões oeste e sul, o que não sev repetiu em outros pontos”, explica Heverly.

Durante o mês foram 131 milímetros, pouco mais da metade do esperado, que era 226 mm. “O número preocupa porque janeiro é considerado o mês mais chuvoso do ano”, alerta a agrometeorologista.

Aumento no consumo de água e energia

Segundo dados da Copel, a primeira quinzena de janeiro teve a maior demanda de energia dos últimos cinco anos em Londrina. Na região norte do Paraná, houve aumento de 2,5% nesse período, na comparação com a mesma quinzena em 2018.

Dados da Sanepar apontam que houve reflexo no consumo de água também. Nos primeiros 15 dias de 2019, houve elevação em 10% em comparação a janeiro de 2018.

Muitos londrinenses têm ido se banhar na barragem do Lago Igapó, numa tentativa de se refrescar das altas temperaturas. Muitas pessoas não tem a opção de ter uma piscina em casa nem a oportunidade de viajar para a praia e vão para esse ponto do Lago, principalmente aos finais de semana.

Foto: Marcos Zanutto

 

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Morre nesta manhã a cachorrinha que sofreu marteladas de casal em Cambé

Cobra News (User)

Carro colide contra parede após acidente em Rolândia

Cobra News (User)

Jovem de 26 anos morre em acidente de trabalho em Cambé

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais