O Portal do Norte do Paraná
Eventos

Londrina sedia a 5ª Conferência de Políticas Públicas para a Igualdade Racial

Encontro é aberto ao público e acontecerá nos dias 29 e 30 de março, a partir das 18 horas, no auditório da Prefeitura de Londrina

 

Os interessados em debater questões que permeiam a sociedade e ajudar na construção, aplicação e fiscalização de políticas, programas e ações para a promoção da igualdade e a proteção dos direitos dos grupos raciais e étnicos, com ênfase na população negra, podem participar da 5ª Conferência de Políticas Públicas para a Igualdade Racial, que acontecerá nos dias 29 e 30 de março, no auditório da Prefeitura de Londrina, localizado no segundo andar da sede administrativa, que fica na Avenida Duque de Caxias, 635, no Centro Cívico. No dia 29 será a partir das 18h e no dia 30, das 8h às 19h.

O objetivo é elencar as demandas do município em prol da construção de políticas públicas para a área; avaliar as ações trazidas na 4ª Conferência de Políticas Públicas para a Igualdade Racial, a fim de verificar sua implementação, avanços e desafios; rever e implementar o Plano Municipal de Políticas de Igualdade Racial como um projeto de lei; além de realizar a eleição dos 15 conselheiros e seus suplentes que representarão a sociedade civil no Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial durante o triênio de 2019 a 2021.

Toda a discussão será embasada na Lei nº 12.288, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, visando à efetivação da igualdade de oportunidades e a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos, além do combate à discriminação e à intolerância étnica. “O Estatuto da Igualdade Racial é o primeiro documento que concede algum tipo de garantia e direitos expressos à população negra no Brasil, por isso toda a discussão da conferência é permeada pelo conteúdo contido nele e no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial”, explicou a gestora municipal de Igualdade Racial (GPPIR), Maria de Fátima Beraldo.

Atualmente, Londrina não está pactuada ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), por isso o assunto também estará presente nos debates durante o final de semana. Este sistema permite que municípios e estados formalizem convênios com o governo federal para o repasse de recursos financeiros a serem investidos em ações, capacitações, estruturação de espaços e de recursos humanos para a promoção de políticas de igualdade racial.

Inscrições

Os interessados em concorrer às vagas de delegados do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial devem se atentar aos documentos necessários à apresentação para concorrerem as vagas. Eles deverão se inscrever com antecedência. Todas as informações sobre a documentação e a inscrição estarão disponíveis no site da Prefeitura, na página específica do conselho, que pode ser acessada pelo www.londrina.pr.gov.br, até a próxima semana. Os demais interessados em participar como ouvinte podem fazer a inscrição no dia e local da conferência.

O tema deste ano será “Os 130 anos de abolição da escravatura: como estão as políticas de igualdade racial em Londrina”. Foram convidados para as palestras diversos estudiosos e pesquisadores da área. Entre eles, fará a abertura do evento, a doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e ex-estagiária do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (CES/UC), Mariana Panta, que também é pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Mariana abordará questões referentes à segregação racial e apresentará os estudos que embasaram seus seis livros, que levam em consideração as relações raciais, a segregação urbana e rural e as políticas de ação afirmativa. Durante a conferência, também serão repassados os números sobre a população negra em Londrina e haverá uma mesa-redonda sobre genocídio da população negra e a realidade da mulher negra no Brasil.

Informações N.com

 

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Gado Senepol terá um pavilhão na ExpoLondrina 2019

Massey Fergunson volta à ExpoLondrina

Cobra News (User)

Ministério da Agricultura promove Fórum Regional de Inovação Agropecuária em Londrina

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais