O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Londrina divulga mais um boletim de síndromes respiratória e gripal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, nesta quarta-feira (11), o segundo Boletim Informativo sobre Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Síndrome Gripal (SG). O informe está sendo divulgado, semanalmente, nos canais de comunicação do Município, como os perfis de Instagram da SMS (@saudelondrinaoficial) e da Prefeitura (@prefeituralondrina), assim como o blog.londrina.pr.gov.br/.

Na comparação com o primeiro boletim, o novo balanço, referente ao período de 1º a 7 de junho, trouxe uma redução nas notificações por SRAG, de 45 para 38, sendo 18 delas em adultos e 20 em crianças. Já os óbitos relacionados à SRAG aumentaram, entre uma semana e outra, de 64 para 68, sendo 11 deles por Covid-19, outros 11 por influenza, dois por vírus sincicial respiratório (VSR), dois por outros vírus, dois por outros agentes etiológicos e 40 não especificados.

No caso dos serviços de urgência municipais, os dados do boletim semanal apontam que, do total de 3.093 atendimentos no Pronto Atendimento Infantil (PAI), 1.602 (51,79%) foram relacionados à síndrome gripal (SG). Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e Prontos-Atendimentos (PAs), do total de 13.007 atendimentos, 3.210 (24,6%) foram relacionados à SG (na semana anterior, eles representaram 16%).

O Boletim Informativo sobre Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Síndrome Gripal (SG) também trouxe os dados da circulação viral nas unidades sentinelas que fazem a vigilância dos vírus respiratórios em Londrina: PAI, UPA Sabará e Hospital Universitário (HU). As três coletam, semanalmente, amostras para identificação dos vírus respiratórios circulantes no município e enviam para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen). Nesse sentido, os principais vírus identificados em Londrina, entre 1º e 7 de junho, foram o Influenza A, o vírus sincicial respiratório (VSR), o rinovírus e o adenovírus. Em relação ao último boletim, a taxa de positividade para as síndromes cresceu e passou de 63,60% para 76%.

O balanço divulgado pela SMS também traz informações sobre a cobertura vacinal geral da influenza em Londrina, que cresceu mais um pouco e chegou a 44,80% do público-alvo (idosos, crianças e gestantes). Na semana anterior, estava em 42,03%. Entre os idosos, a cobertura vacinal também cresceu de forma sensível e passou de 49,28% para 51,95%, enquanto o segmento das gestantes também apresentou aumento, de 21,14% para 22,17%. Já entre as crianças, o crescimento foi mais expressivo: de 22,80% para 26,07%. A vacina contra a gripe em Londrina está liberada para a população em geral, acima de 6 meses de idade, e as doses estão sendo disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (SMS) do município.

A diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fernanda Fabrin, explicou que a taxa de cobertura vacinal ainda é considerada baixa, apesar dos diversos esforços realizados pela pasta. Segundo ela, o cenário atual exige atenção contínua em relação às síndromes respiratórias.

“Não podemos afirmar que há uma redução nos casos neste momento, pois isso só é possível com a análise de dados consistentes ao longo de, pelo menos, três semanas consecutivas. Além disso, o período de frio não favorece esse controle. A cobertura vacinal apresentou um aumento, impulsionado pelas várias ações extramuros promovidas pela Secretaria, mas ainda está aquém dos 90% recomendados para os grupos prioritários. Para termos uma situação mais tranquila, precisaríamos estar com uma taxa próxima a 70%”, destacou a diretora.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Informações da assessoria de imprensa

Postagens relacionadas

Pedágios entre Ponta Grossa e Londrina: veja preços e data do retorno da cobrança no lote 3

Paraná tem a menor taxa de recusa familiar para doação de órgãos do Brasil

Cobra News (User)

Hospital Zona Norte de Londrina zera fila de cirurgias de pacientes com hanseníase

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais