O Portal do Norte do Paraná
Região

Lei proíbe uso de canudos plásticos em estabelecimentos de Rolândia

O prefeito interino de Rolândia, Roberto Negrão, sancionou a Lei Nº 3.895/2018 que proíbe o fornecimento de canudos de material plástico não reutilizável em estabelecimentos comerciais do município. A proibição se estende a casas de festa, clubes, salões de dança e eventos musicais. No lugar dos canudos de plástico podem ser fornecidos canudos de vidro, aço inox, papel reciclável e de material comestível ou biodegradável, que deverão estar embalados individualmente em envelopes fechados. O uso do objeto em material plástico será permitido, excepcionalmente, em casos de necessidades físicas e médicas.

De autoria do Poder Legislativo, a lei prevê que a fiscalização cabe ao Poder Executivo, com aplicação de multa aos estabelecimentos que descumprirem a proibição. A medida foi publicada no Diário Oficial no dia 28 de dezembro de 2018 e entra em vigor após 180 dias da publicação. Riscos para o meio ambiente O canudo plástico é prejudicial ao meio ambiente porque é feito de material reciclável, mas não biodegradável. Quando reciclado pode ser reutilizado, mas se for parar no mar ou em lixões se desintegra lentamente, causando problemas ao meio ambiente e aos animais. Recentemente, o uso desse objeto se tornou polêmica nas redes sociais.

Plástico não biodegradável, quando na natureza, demora de 50 a 200 anos para se decompor e libera substâncias prejudiciais à saúde de animais marinhos e à saúde humana, quando peixes de água salgada ou frutos do mar são ingeridos. Além disso, o canudo pode parar nas vias respiratórias dos animais, causando sua morte. Existe um alerta mundial de ambientalistas para os riscos que o uso de plásticos representa. No Brasil, vários lugares já proibiram os canudinhos, mas ainda é permitido o uso sacolas, copos e outros objetos plásticos. A expectativa agora é que a proibição do consumo gere conscientização.

Por Daiane Valentin

Postagens relacionadas

Prefeitura de Arapongas confirma 1ª morte por Covid-19

Cobra News (User)

Casa de jogos é fechada pela polícia em Arapongas

Outubro Rosa terá campanha de coleta de preventivo em Rolândia

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais