O Portal do Norte do Paraná
Comunidade

Idosos têm direito a vagas exclusivas de estacionamento

Cidadãos de 60 anos ou mais podem solicitar a Credencial do Idoso. O Governo do Estado do Paraná oferece o cartão, válido em todo o país e obrigatório para que o idoso usufrua do direito de estacionar nas vagas demarcadas. Para fazer a emissão, é necessário acessar o site Governo Digital e confirmar dados como RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitidos no Paraná. Não é necessário ser condutor do veículo nem possuir CNH para solicitar e usar a Credencial do Idoso.

A plataforma do Governo é acessada mediante Identificação Digital, disponível para quem fez cadastro biométrico recentemente para documentos como a CNH ou RG. Quem não tiver feito precisa procurar os postos e totens do Detran ou do Instituto de Identificação do Paraná.

O Governo Digital é uma ferramenta online de facilitação para o acesso dos cidadãos aos serviços do Governo do Paraná. O site oferece mais de 3 mil serviços, entre eles a emissão do cartão.

Reserva de vagas

O Estatuto do Idoso, o Código Brasileiro de Trânsito e o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinam a reserva de vagas exclusivas de estacionamento para cidadãos com 60 anos de idade ou mais. Por Lei, 5% das vagas totais devem ser destinadas aos idosos credenciados. A posição das vagas devem assegurar comodidade aos usuários.

Além de regulamentar estacionamentos em vias públicas, a norma também vale para locais privados como parques, shoppings, escolas, supermercados e outros estabelecimentos, empresas e órgãos públicos.

 

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

MP denuncia líder de grupo religioso por estupro de vulnerável em Londrina

Moradores de Cambé reivindicam limpeza de folhas de árvores no Jardim Vitória

Homem sonha reencontrar a mãe, que não vê há cerca de 20 anos

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais