O Portal do Norte do Paraná
Comunidade

Hospital São Rafael publica nota de esclarecimento sobre morte de gestante

A diretoria do Hospital São Rafael, de Rolândia, publicou uma nota de esclarecimento na manhã desta terça-feira (8), sobre o atendimento prestado à gestante Cristiane dos Santos Cipriano Moraes, 27 anos, que faleceu ontem (7).

Na nota, a diretoria negou a notícia de que a mulher teria falecido na porta do Hospital por causa de uma medicação administrada. O Hospital afirma que foi dada entrada da paciente às 9h30 e o médico apurou durante o atendimento que Cristiane fazia o pré-natal em Rolândia e Londrina, pois se tratava de uma gravidez de risco, de 31 semanas.

Ainda segundo informações divulgadas pelo São Rafael em nota, a mulher estava com dores no ventre, teve mal estar seguido de convulsão dentro do pronto socorro e uma parada cardiorrespiratória. “Todos os procedimentos possíveis foram realizados, conforme protocolo, na intenção de reversão do quadro que se apresentava no momento, porém sem sucesso”, afirma a direção.

Quando o óbito foi declarado, a equipe de atendimento realizou um procedimento de cesária no pronto socorro na tentativa de salvar o bebê, que nasceu em estado grade e ficou em observação por cerca de duas horas. A nota afirma que o SAMU foi acionado para transferir a recém-nascida, mas devido ao estado de gravidade ela não resistiu e faleceu.

Leia a nota de esclarecimento divulgada pelo Hospital, na íntegra:

 

“NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Hospital São Rafael de Rolândia (HSR), vem a público esclarecer a comunidade de Rolândia e Região, sobre as informações veiculadas na mídia, quanto ao atendimento da gestante Cristiane dos Santos Cipriano Moraes (27anos), a qual veio a óbito no dia de ontem.

Ao contrário do que relata a notícia, onde a gestante e o bebê morreram em frente ao Hospital, após o atendimento do médico do plantonista, justificando tal acontecimento quanto a medicação administrada, a gestante foi sim atendida pelo HSR, dando entrada no hospital no dia 07/01/2019 às 09h30min.

Conforme apurado no atendimento, a gestante com idade gestacional de 31 semanas, realizava o pré-natal tanto no município de Rolândia como também em Londrina, devido a gestão de risco que se encontrava.

A gestante deu entrada no Hospital, por procura espontânea, sem acompanhante, fora de trabalho de parto, relatando dor leve no baixo ventre, a qual foi prontamente avaliada pelo médico plantonista, medicada e dirigida para observação dentro das dependências do pronto socorro, entretanto, neste período apresentou mal estar importante seguido de convulsão, evoluindo de forma rápida para o estado de parada cardiorrespiratória.

Todos os procedimentos possíveis foram realizados, conforme protocolo, na intenção de reversão do quadro que se apresentava no momento, porém sem sucesso.

Após declaração de óbito da gestante, foi realizado prontamente Cesária de emergência no pronto socorro, pela equipe médica, para resgate do recém-nascido, o qual nasceu em estado grave, sendo assistido aproximadamente por 02h00, que neste interim, foi acionado o SAMU para transferência do mesmo, por duas vezes, mas devido o estado de gravidade, acabou não ocorrendo a transferência, onde o recém-nascido não resistiu e acabou vindo a óbito.

A equipe médica e de Enfermagem diante do acontecido, deu todo acolhimento a família, e de comum acordo, foi acionado o IML para os procedimentos de investigação da causa morte e emissão da declaração de óbito. O Hospital informa que realiza aproximadamente 6 mil atendimentos mês, e agradece toda sua equipe médica e de enfermagem pelo esforço realizado neste caso.

A Família nosso sincero pesar pelo ocorrido, que DEUS conforte a família neste momento.

A DIREÇÃO.”

 

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

 

Postagens relacionadas

Primeiro caso de febre amarela é confirmado no Paraná

Ciclistas reclamam de pavimentação inadequada na estrada dos Pioneiros

UEL convoca aprovados na segunda chamada do vestibular

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais