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Idoso de 90 anos é carregado até banco para provar que está vivo e receber aposentadoria

O caso aconteceu na Região Metropolitana de Curitiba na semana passada.

 

Um idoso de 90 anos precisou percorrer 30 km da zona rural da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, até o Centro da cidade e ser carregado no colo para dentro da agência do Banco Brasil para provar que estava vivo e desbloquear o pagamento da aposentadoria.

O caso ocorreu na sexta-feira (28). Vilson Sátiro Bitencourt morreu ontem (2). “É uma total falta de respeito um senhor de 90 anos passar por isso”, diz a filha Simara de Lourdes Bitencourt.

Ela conta que foi até a agência bancária tentar receber os R$ 998 da aposentadoria do pai, mas que ouviu de um funcionário que o benefício estava bloqueado e que o pai teria que fazer a prova de vida, exigida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O mesmo funcionário, segundo ela, disse que ela poderia levar o pai até a frente da agência e que o idoso não precisaria descer do carro para fazer a prova. Foi o que ela fez, mas de nada adiantou. “Ele [o funcionário] falou que teve uma reunião de manhã no banco e que recebeu a orientação de que não poderia mais ir até o carro”, afirma a filha.

Simara diz ter sido orientada a ir até a agência do INSS. Lá, ouviu que não era com eles e a mandaram de volta para o banco. A filha não viu outra saída: pediu para que o irmão levasse o pai no colo e gravou a caminhada.

Até o ano passado, o idoso conseguiu ir andando até a agência do Banco do Brasil para provar que estava vivo. Mas de janeiro para cá, a idade avançada e problemas de saúde tiraram a vitalidade dele. Ele morreu em casa, na manhã de terça (2).

“Meu pai sentiu. Escorria lágrima do olho dele. Ele não conseguia falar, mas ele chorava. Ele sabia que tinha que vir. Até três dias atrás ele estava consciente que precisava fazer a prova de vida. Aí acontecer isso com ele. Só não falava porque estava fraquinho”, desabafa.

Assista ao vídeo do idoso sendo carregado.

O que dizem os citados

O Banco do Brasil informou que para realizar a prova de vida é preciso capturar a biometria do beneficiário e digitar uma senha. Por isso, o procedimento deve ser feito dentro da agência.

Sobre o caso do idoso, o banco disse à família que deveria procurar o INSS, mas que não era necessário levar o beneficiário até a agência bancária.

Em nota, o INSS informou que no caso de pessoas com dificuldade de locomoção, como era do caso de Vilson, a prova de vida poderia ser agendada com a visita de um servidor do INSS em casa.

Ainda segundo o instituto, o agendamento pode ser feito em uma das agências, pelo telefone 135 ou no site do INSS. A filha do idoso diz que a orientação que recebeu foi apenas a de voltar ao banco.

Outros casos

Há poucos dias, em Londrina, no norte do Estado, uma idosa cadeirante de 84 anos precisou ir até uma agência bancária do Itaú para fazer a prova de vida. Segundo informações da filha, Joelma Aparecida de Souza Carvalho, que levou a mãe até o local, o gerente se recusou a ir até o estacionamento para ver que Lázara Maria de Souza estava lá.

Ele a tratou mal, além de obrigar a mulher a levar a mãe para o piso superior do prédio para fazer a prova de vida. No trajeto, por falta de acessibilidade e sem ajuda de ninguém além da filha, a idosa acabou caindo da cadeira. Ela fraturou o braço e teve traumatismo craniano leve. Além de ser cadeirante, dona Lázara sofre de Mal de Alzheimer e trata um enfisema pulmonar.

Em nota, o Itaú afirmou que o socorro foi acionado e que a filha havia sido informada previamente de que não era necessário levar a idosa comparecer à agência para realizar os procedimentos – versão que foi contestada por Joelma.

O caso teve grande repercussão. A Comissão que defende os Direitos da Criança, Adolescente, Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), tomou conhecimento e está tomando providências sobre o caso de dona Lázara.

Mudanças na prova de vida

É importante ressaltar que o INSS alterou as regras para a prova de vida e renovação das senhas dos beneficiários em março deste ano. A partir de agora, a pessoa que recebe o benefício pode realizar a prova de vida e a renovação de senha por meio do atendimento eletrônico com uso de biometria ou identificação por funcionário da instituição financeira. Para realizar a prova de vida, o beneficiário deve ir até a agência do banco em que recebe o depósito do INSS e apresentar um documento de identificação com foto. Depois disso, a instituição é obrigada a transmitir os registros ao INSS, utilizando o Protocolo de Pagamento de Benefícios em Meio Magnético.

Os beneficiários com idade igual ou superior a 60 anos podem solicitar a realização de prova de vida no INSS desde a mudança. Já aqueles que possuem dificuldade de locomoção e idosos com mais de 80 anos podem realizar a prova de vida em casa ou no local informado no requerimento. No caso de dificuldade de locomoção, é preciso enviar um pedido para a Agência da Previdência Social e apresentar atestado médico ou declaração emitida por hospital que comprove a necessidade da prova de vida em casa. Todos os serviços precisam ser agendados na Central 135, Meu INSS ou canais disponibilizados pelo INSS.

Redação com informações do G1 Paraná

Foto: Reprodução/RPC

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