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Banco alega ter orientado família de idosa sobre procedimentos para “prova de vida”

Após a repercussão do acidente ocorrido com uma idosa de 84 anos em uma agência bancária do Itaú em Londrina, ontem (26), a assessoria do banco informou que a prova de vida e a renovação da senha bancária são determinações do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). “É importante ressaltar que caso o beneficiário esteja impossibilitado de ir até a unidade bancária, um representante legal ou um procurador cadastrado no INSS pode representá-lo para a prova de vida. Nesse caso, é necessário o registro de senha e o procedimento deve ser feito na agência”, relata a assessoria.

Segundo a agência, nesse caso em questão, a família foi orientada para que não fosse necessário levar a idosa até a unidade. Com a recusa, foi disponibilizada uma cadeira de rodas para facilitar o trajeto entre o veículo e a agência.
Ao ser informado sobre o acidente em via pública, o banco diz que acionou o resgate para prestação de atendimento médico.

Entenda o caso

A pequena agricultora Joelma Aparecida de Souza Carvalho tentou levar sua mãe, uma idosa de 84 anos, a uma agência bancária do Banco Itaú para fazer a prova de vida, no calçadão de Londrina. Joelma afirma ter sido maltratada pelo gerente da agência.

De acordo com as informações prestadas por ela, o gerente não quis descer ao estacionamento, como é obrigatório fazer por exigência do INSS. Joelma teve que levar a mãe cadeirante, Lázara Maria de Souza, até o interior da instituição financeira.

Joelma relata que a mãe sofre de Mal de Alzheimer e trata de um enfisema pulmonar, ficando impossibilitada de chegar ao piso superior da agência bancária, por isso a necessidade de que o gerente se deslocasse até o carro onde a idosa se encontrava.

A família mora na Usina Três Bocas, na zona rural da cidade, a 40 km de distância do banco. Segundo ela, foi preciso passar por chuva, frio e lama para conseguir chegar até a instituição financeira.

Além da situação constrangedora criada pelo gerente, quando ia entrar na agência com a cadeira de rodas, Joelma acabou desequilibrando empurrando o equipamento pela rampa e dona Lázara caiu. A idosa já sofre de problemas de saúde e acabou fraturando o braço, teve traumatismo craniano leve e precisou ser internada.

Dona Lázara foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim do Sol e fez uma tomografia. Nossa equipe de reportagem entrou em contato com Joelma para saber o resultado dos exames, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos retorno.*

Mudanças na prova de vida

É importante ressaltar que o INSS alterou as regras para a prova de vida e renovação das senhas dos beneficiários em março deste ano. A partir de agora, a pessoa que recebe o benefício pode realizar a prova de vida e a renovação de senha por meio do atendimento eletrônico com uso de biometria ou identificação por funcionário da instituição financeira. Para realizar a prova de vida, o beneficiário deve ir até a agência do banco em que recebe o depósito do INSS e apresentar um documento de identificação com foto. Depois disso, a instituição é obrigada a transmitir os registros ao INSS, utilizando o Protocolo de Pagamento de Benefícios em Meio Magnético.

Os beneficiários com idade igual ou superior a 60 anos podem solicitar a realização de prova de vida no INSS desde a mudança. Já aqueles que possuem dificuldade de locomoção e idosos com mais de 80 anos podem realizar a prova de vida em casa ou no local informado no requerimento. No caso de dificuldade de locomoção, é preciso enviar um pedido para a Agência da Previdência Social e apresentar atestado médico ou declaração emitida por hospital que comprove a necessidade da prova de vida em casa. Todos os serviços precisam ser agendados na Central 135, Meu INSS ou canais disponibilizados pelo INSS.

*Última atualização em 27/06, às 16:56.

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

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