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Guinchos e serviços do DER/PR passam a marca dos 100 mil atendimentos

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), atingiu em julho a marca de 110 mil atendimentos em seus serviços de operação de tráfego rodoviário no antigo Anel de Integração. São eles o guincho leve, guincho pesado, veículos de inspeção que percorrem a malha três vezes ao dia, veículo de apoio ao usuário, caminhão-pipa para apoio ao Corpo de Bombeiros e serviço de apreensão de animais soltos na pista.

Em 12 de junho foi ultrapassada a marca de 100 mil atendimentos, que tiveram início em março de 2022. Usuários das rodovias federais e rodovias estaduais do antigo Anel de Integração, tanto das rodovias principais quanto das rodovias de acesso, podem acionar os serviços bem como solicitar orientações por meio do telefone 0800-400-0404, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante os feriados.

O DER/PR conta com seis contratos para prestar os serviços, cobrindo os mesmos trechos atendidos pelos antigos seis lotes de concessão, e um contrato para administrar os atendimentos por meio de Centro de Operações Integradas (COI), que recebe as ligações do 0800-400-0404 bem como informações das equipes de campo, atualizando as condições de trafegabilidade das rodovias por meio da plataforma Twitter/X no endereço https://twitter.com/rodovias_parana

Até o momento já foram investidos R$ 132.424.013,38 em todos estes serviços.

OESTE – A BR-277 é responsável por 52% dos atendimentos feitos até hoje, sendo a via mais extensa do antigo Anel de Integração e uma das mais movimentadas do Paraná, concentrando o escoamento da safra e o transporte de produtos até o Porto de Paranaguá.

A Superintendência Regional Oeste tem o maior número de atendimentos entre as cinco regionais do DER/PR, com 26% do total. Isso se deve ao trecho mais extenso e contínuo da BR-277 administrado pela superintendência, de Foz do Iguaçu até Guarapuava, aproximadamente 380 quilômetros, sendo o mesmo trecho atendido antigamente pela concessionária EcoCataratas.

95% dos atendimentos da superintendência são relativos à BR-277, e 5% às rodovias de acesso à rodovia federal. As principais ocorrências, em ordem, são pane mecânica, materiais localizados fora da pista, ressolagem de pneus sobre a pista, sinalização danificada ou inexistente, acidentes sem vítima, pneu furado e acidentes com vítima.

A maioria das ocorrências requereu somente veículo de inspeção, com o guincho leve sendo acionado em 16% dos casos e o guincho pesado em 6%.

RODOVIAS – As demais rodovias com maior número de atendimentos são a BR-376 (Rodovia do Café) com 19%, a BR-369 com 10% e a primeira rodovia estadual da lista, a PR-151, com 4%.

AEN

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