O Portal do Norte do Paraná
Política

Governo Lula deu cargo de confiança a delegado suspeito de espionagem

Um dos investigados por esquema de espionagem ilegal de autoridades pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante a gestão Bolsonaro ganhou cargo de confiança no governo Lula.

Trata-se do delegado da Polícia Federal Carlos Afonso Gonçalves Gomes Coelho, afastado das funções na corporação na quinta-feira (25/1) em razão das suspeitas do esquema de espionagem.

Carlos Afonso foi secretário de Planejamento e Gestão na Abin durante o governo Bolsonaro até abril de 2022, quando foi exonerado da agência e enviado pela PF para um curso em Washington, nos Estados Unidos.

O delegado deveria ter ficado na capital americana até julho de 2024, mas a direção da PF, já sob o governo Lula, antecipou seu retorno ao Brasil para julho de 2023.

Três meses depois, em outubro do ano passado, Carlos Afonso foi designado como coordenador do Comando de Aviação Operacional da Polícia Federal, cargo de confiança dentro da corporação.

A designação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 16 de outubro, com assinatura do secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli.

Na investigação da PF, Carlos Afonso é apontado como um dos integrantes do “núcleo de alta gestão” da organização que se instalou na Abin com o intuito de monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas.

“As apurações internas, conforme comprovado pela Polícia Federal, realizadas sobre a utilização da solução tecnológica na Abin, teriam sido obstadas por interferência dos ‘delegados de entonces’, identificados como Alexandre Ramagem Rodrigues (ex-diretor-geral da Abin) e Carlos Afonso Gonçalves Gomes Coelho (ex-secretário de Planejamento e Gestão e ex-diretor-adjunto)”, diz o relatório da PF.

Em sua decisão, o ministro do STF Alexandre de Moraes atendeu a pedido da PF e ordenou o afastamento imediato de Carlos Afonso e outros seis integrantes da corporação das funções públicas.

Fonte: Metrópoles

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Detalhes sobre tentativa de golpe de Estado expõem Bolsonaro e aliados

Cobra News (User)

Com clima amistoso e troca de presentes, Bolsonaro e Trump se encontram na Casa Branca

Por fundo eleitoral, Congresso ‘segura’ votação do lei do Orçamento de 2024

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais