O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Gerentes e analista são indiciados por homicídio culposo por explosão que matou 10 pessoas em cooperativa de Palotina

Três funcionários da cooperativa C.Vale, em Palotina, oeste do Paraná, foram indiciados pela Polícia Civil pelas explosões que mataram 10 pessoas e feriram outras 10. O caso foi registrado em 26 de julho de 2023 em um silo de secagem de grãos da empresa.

O inquérito foi concluído e apresentado em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (25).

Segundo a polícia, o gerente geral da unidade, Carlos Matiuzzi, o gerente de Medicina e Segurança do Trabalho, Maurício Luiz dos Santos, e o analista operacional, Elias Maikon Sobrinho Coutinho, devem responder por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e lesão corporal culposa.

Uma perícia feita pela Polícia Científica mostrou que as explosões foram causadas pelo “excesso de poeira no ar em conjunto faíscas geradas pelo contato de ferramentas metálicas”.

Em nota, a C.Vale disse que “avaliará o conteúdo do laudo”.

De acordo com o delegado Rodrigo Baptista Santos, responsável pela investigação, os três indiciados sabiam que a poeira poderia gerar explosões.

Conforme o delegado, a polícia obteve um relatório apontando “diversas falhas e ineficiência” do sistema de desempoeiramento dos túneis.

“O gerente geral era responsável pelas vítimas, e deixou de exigir e cumprir normas previstas na legislação trabalhista. O outro gerente e o analista sabiam das necessidades de atualização e manutenção, além dos possíveis riscos de explosões”, explicou.

O inquérito segue agora para o Ministério Público, que pode, ou não, oferecer denúncia.

Gerente foi negligente, aponta delegado

Ainda segundo o inquérito, o gerente geral não tomou as medidas corretas para consertar o sistema de desempoeiramento.

“Ele resolveu que faria colocações de peças com funcionários sem qualificação para isso. Não contratou empresa especializada. Não deu a importância aos graves problemas apresentados, sendo a negligência fator decisivo para a ocorrência de fato”, informou o delegado.

Das 10 vítimas, oito eram haitianas.

Cooperativa se manifesta

Em nota, a C.Vale informou que ainda vai analisar o resultado do laudo da Polícia Científica. Veja abaixo na íntegra:

“Na data de hoje, a Polícia Técnica do Estado do Paraná, em coletiva de imprensa, realizada na cidade de Palotina, revelou, como possível resultado do evento explosão, ocorrido na Unidade Central de Recebimento de Grãos, o empoeiramento dos espaços confinados acionado por faísca gerada por atrito de pá metálica.

Também foi divulgado pelo Excelentíssimo Delegado da Polícia Civil da Cidade de Toledo, responsável pelas investigações, a conclusão do Inquérito Policial com o indiciamento de três colaboradores da Cooperativa.

Diante desses fatos, a cooperativa C.Vale avaliará o conteúdo do laudo, assim que o receber formalmente, reafirmando, desde já, seu compromisso de colaboração com as investigações dos fatos ligado ao acidente, tendo, ainda, total compromisso com a reparação dos danos emergentes que assim forem reconhecidos.

De igual sorte manterá ativa suas políticas de segurança, intensificando as medidas necessárias a averiguar a regularidade estrutural de todas as suas unidades de recebimento de grãos.

Por fim, continuará acompanhando todos os desdobramentos judiciais, em trâmite nas esferas cíveis, trabalhistas e criminais, visando responder às suas responsabilidades.

Palotina, 25 de março de 2024.

A Direção.”

Relembre como foi o acidente

As explosões sequenciais foram registradas em um silo de secagem de grãos da C.Vale na tarde do dia 26 de julho de 2023. O local é um grande reservatório onde são armazenados produtos agrícolas. Veja acima.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o espaço armazenava mais de 10 mil toneladas de milho.

Moradores da região afirmaram que sentiram o tremor causado pelas explosões. Em alguns casos, segundo as testemunhas, vidros das residências chegaram a quebrar.

A série de explosões foi flagrada por câmeras de segurança. Entre os mortos, a maior parte era do Haiti.

Com informações:G1/FOTO CATVE

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Natal e festas? Pode esquecer, diz secretário de Saúde do Paraná

Paraná vê crise de energia e tem até reservatório com capacidade abaixo de 10%

Cobra News (User)

Paraná já aplicou mais de 6 milhões de vacinas contra Covid-19

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais