O Portal do Norte do Paraná
Região

Forças de Segurança de Londrina recebem lista de pacientes com Covid-19

A Secretaria de Saúde de Londrina está compartilhando a lista de pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus com as forças de segurança. Esse foi o resultado de uma reunião entre os representantes da prefeitura, ministério público, polícias e guarda municipal. A promotora de justiça Susana de Lacerda havia antecipado a informação de que faria essa solicitação em entrevista ao Jornal Tarobá FM.

Agora quando a fiscalização for às ruas será possível identificar a pessoa que eventualmente esteja com a doença. O secretário de saúde de Londrina Felippe Machado confirmou que a medida também vale para os suspeitos que devem aguardar resultado em isolamento domiciliar no prazo de 14 dias. Quem é suspeito ou está com covid 19 é notificado pela autoridade sanitária e fica sob monitoramento durante o período.

A informação de descumprimento pode chegar às autoridades por meio de denúncia de que o indivíduo contaminado deixou o isolamento e pode estar contaminando outras pessoas.

No Paraná já houve vários casos em que o MP entrou com ação judicial para cumprimento da medida. Já foram interpostas medidas contra pacientes que deveriam estar em isolamento domiciliar, mas foram vistos circulando e até participando de festas em cidades como Ribeirão do Pinhal, Andirá, Cornélio Procópio, Ibiporã entre outras.

A justiça tem sido unanime em decisões que determinam a permanência desses pacientes em isolamento. Alguns juízes estabelecem multas de R$5 mil reais a quem desrespeitar a medida. A advogada Fernanda Viotto alerta que existe m implicações tanto na área cível quanto na criminal. Ela cita os crimes mais brandos como infração da medida sanitária preventiva com penas mais leves até os de perigo abstrato expondo a vida de alguém a perigo. “Mas eu tenho no código penal crimes muitos graves com penas muito altas podendo levar à prisão” reforça a advogada.

A fiscalização do município já deve adotar esse critério de abordagem a partir da próxima semana.

Informações: Tarobá News

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Inscrições para o concurso público da Prefeitura de Cambé terminam dia 28

Homem procura por familiares que não vê há mais de 30 anos

Cambé divulga alistamento militar obrigatório de jovens nascidos em 2006

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais