O Portal do Norte do Paraná
RegiãoEventos

Festa de Santo Antônio agita Cambé neste fim de semana

A tradicional Festa de Santo Antônio continua reunindo centenas de cambeenses neste final de semana. A principal atração deste sábado (15) é o Show de Prêmios, a partir das 15h. Hoje e amanhã (16) à noite, os devotos do Santo podem participar das quermesses com diversas atrações.

Os cambeenses irão concorrer a cinco prêmios:

1º – R$ 5 mil;

2º – 1 TV smart de 49 polegadas;

3º – Uma máquina de lavar 16kg;

4º – Um jogo de quarto completo com cama boxe;

5º – Um smartphone J8.

Na próxima quinta-feira (20), dia de Corpus Christi, a paróquia também realiza uma quermesse. As comemorações encerram no dia 23 (domingo), com um almoço que terá churrasco galeto, arroz branco e temperado, salada, mandioca e farofa. Após o almoço será realizado o leilão de gado.

As quermesses são realizadas no Centro de Eventos de Cambé, que fica na rua Espanha, 289, no centro.

Fé, alegria e devoção

A tradicional Festa de Santo Antônio em Cambé começou no sábado (8) passado e é organizada pela Igreja Matriz com apoio da Prefeitura Municipal. O Santo é o padroeiro do município e todos os anos os fiéis se reúnem em uma celebração de vários dias.

Na última quinta-feira (13), dia de Santo Antônio, o destaque da festa foi o bolo com medalhinhas do padroeiro. De acordo com a organização, 14 mil pedaços de bolo foram preparados, com 5 mil medalhinhas, para serem vendidos durante todo o dia. Estela Camata, coordenadora da festa, relata que quase todos os pedaços de bolo foram vendidos, mas a venda continua durante este sábado.

 

 

Segundo Maria Lovato, coordenadora das cerca de 100 voluntárias que colocaram a “mão na massa”, a preparação para a venda começou no mês de abril, com a encomenda das massas e compra dos demais ingredientes necessários.

Maria explica que há uma crença de que quem encontra a medalhinha de Santo Antônio encontra um amor e um bom casamento ou recebe uma graça há muito tempo pedida ao Santo. “A fé move montanhas, depende da fé de cada um”. Maria ressalta que há testemunhos de casamentos e graças relacionados à medalhinha.

Na quinta, o evento reuniu centenas de pessoas e à noite os fiéis puderam acompanhar um belo show de fogos de artifício.

 

 

Tradição

O padre Cristiano, responsável pela paróquia, conta que a festa é uma celebração ao padroeiro Santo Antônio. De acordo com ele, a tradicional festa faz parte da história de Cambé há mais de 80 anos. A celebração já acontecia todos os anos quando ainda existia apenas um vilarejo no local que viria a ser o município.

Estela Camata agradece a todos os voluntários que atuam na preparação todos os anos e relata que, embora haja muito trabalho, é gratificante essa mobilização de fé e celebração.

Por Daiane Valentin

Fotos: Claudemir Frigo

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Rolândia confirma primeiro caso de chikungunya

Cobra News (User)

Novo edital para reforma da maternidade de Londrina é publicado

Paróquia de Cambé segue com celebrações não presenciais na Semana de Santo Antônio

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais