O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Equipe do Paraná enviada a Brumadinho inclui cão certificado em buscas

O Paraná enviou mais reforços para os trabalhos em Brumadinho (MG), onde houve o rompimento da Barragem do Córrego do Feijão. Na equipe estão a cadela Brida e seu condutor, o soldado bombeiro João Carlos Alves, pertencentes ao 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Pato Branco. Brida, uma pastor Malinois, tem um ano e meio de treinamento e em 2008 foi certificada nacional e internacionalmente para busca e resgate de pessoas.

Também compõem a equipe enviada na segunda-feira (11) mais sete bombeiros militares especializados em Busca e Salvamento que atualmente integram o Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost). Todos têm experiência em situações semelhantes.

“Estamos levando esta cadela devido à necessidade do local e em função de seu treinamento específico e de sua certificação”, destacou o comandante do Gost, capitão Daniel Lorenzetto.

A equipe chegou ao destino com três viaturas e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), tudo pensado para o terreno a ser explorado. Além dos bombeiros militares, uma aeronave do Batalhão de Operações Aéreas da PM, com tripulação, e observadores da Defesa Civil Estadual foram enviados ao local nas últimas semanas.

Qualificação

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Samuel Prestes, o Estado possui equipes de ponta (o Gost) altamente qualificadas e com experiência neste tipo de operação. “Já trabalhamos em auxílio ao Estado de Santa Catarina no episódio ocorrido em Itajaí em 2008, um deslizamento de terra, e também em auxílio ao Estado de Piauí, no rompimento da Represa de Algodões”.

Além do Gost, conforme explica o coronel Prestes, cada Grupamento do Corpo de Bombeiros possui pessoal treinado e material específico (forças-tarefas) para complementar e auxiliar o grupo neste tipo de situação. “Este é o caso da cadela Brida e seu condutor, que vêm de Pato Branco”, conta o capitão Daniel.

O coronel Prestes lembra que o Gost já está auxiliando Brumadinho há duas semanas em formato de revezamento. Compõem a equipe enviada nesta semana capitão Daniel Lorenzetto; o tenente Henrique Biss Bortolini; o sargento Carlos Eduardo de Camargo; o sargento Christiano Peters; o soldado Cleverson José Trindade; o soldado Maykell Sandri Andrade; o soldado Rafael dos Santos Souza Vaz e o soldado João Carlos Alves Junior, além da cadela de busca e salvamento Brida.

Via AENPr

Fotos: Divulgação PMPR

 

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

 

Postagens relacionadas

Prefeito de Rolândia assinou novo decreto municipal nesta quarta-feira (17)

Cobra News (User)

Novo decreto do governador do Paraná flexibiliza toque de recolher

Mulher perde o controle de carro e cai de viaduto na Avenida Dez de dezembro em Londrina

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais