O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Em uma década número de veículos com mais de 10 anos dobra no Paraná

A frota de veículos do Paraná está envelhecendo. É o que mostram dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), os quais revelam que nos últimos 10 anos o número de veículos com menos de cinco anos de fabricação caiu quase um terço no estado, enquanto a frota com mais de 10 anos dobrou.

O levantamento, feito com base nas informações do Anuário Estatístico do Detran-PR, aponta que até 2011 a frota de veículos com 0 a 5 anos de fabricação manteve uma tendência de crescimento no estado, chegando a representar mais de um terço da frota (35,2%). Desde então, contudo, a frota foi envelhecendo e a renovação não aconteceu no mesmo ritmo, tanto que no ano passado o número de veículos com menos de cinco anos representava apenas 15,8% do total.

Em 2011, por exemplo, a frota paranaense somava 5,4 milhões de veículos, dos quais 1,9 milhão eram unidades fabricadas nos cinco anos anteriores. Já no ano passado, quando a frota bateu a marca de 7,9 milhões, o número de veículos com menos de meia década havia caído para 1,25 milhão. Quase 664 mil unidades a menos do que dez anos antes.

Por outro lado, os veículos com mais de 10 anos de fabricação chegaram a representar no começo da década passada menos de 47% das unidades circulando pelo estado. Hoje, representam 63,2%. E em número absoluto, a quantidade de veículos mais velhos nas ruas praticamente dobrou, passando de 2,55 milhões para 4,99 milhões – um acréscimo de 2,44 milhões.

Ainda que esse envelhecimento venha acontecendo de maneira consecutiva ao longo da última década, é principalmente a partir de 2016 que esse movimento se intensifica, num reflexo direto da crise econômica que havia assolado o país nos anos anteriores. E os impactos disso tudo acabam sendo sentidos, direta ou indiretamente, por toda a sociedade.

Segundo Marcelo Martini, gerente de Vendas do Aftermarket da FUCHS (fabricante independente de lubrificantes e produtos relacionados), longo prazo o envelhecimento da frota pode resultar em problemas ambientais e de segurança exponenciados. Isso acontece porque veículos mais antigos, de um modo geral, não contam com o pacote de segurança solicitado pela legislação atual (como airbags, freios ABS, entre outros), além de tenderem a consumir mais combustível e, consequentemente, emitir mais poluentes na atmosfera.

“É essencial que os proprietários executem a manutenção preventiva dos automóveis dentro dos prazos estipulados para cada modelo e idade, a fim de reduzir os riscos à segurança e ao meio ambiente”, alerta Martini.

Com informações:Bem Paraná

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Coronavírus: Paraná chega a 199.785 casos confirmados e 4.951 mortes

Governador nomeia Luciano Borges como novo procurador-geral do Estado

Cobra News (User)

Suspeito de estuprar netas de 6 e 8 anos é morto em linchamento, em Umuarama

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais