O Portal do Norte do Paraná
Região

Em novo período de monitoramento, Rolândia registra 29 casos suspeitos de dengue

A Secretaria da Saúde do Paraná divulgou nesta terça-feira (11) o primeiro boletim do novo período sazonal da dengue no Estado. Rolândia ainda não registra nenhuma confirmação de dengue, mas inicia o período com 29 casos em investigação.

O monitoramento terá sequência até julho de 2021, com dados notificados pelos municípios, acompanhados pelas Regionais de Saúde e analisados e publicados pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental, vinculada à Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde.

3º LIRAa

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o 3º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 3 e 8 de agosto de 2020 foi de 0%, o que significa que nos imóveis inspecionados não foram encontrados criadouros com larvas do mosquito.

O resultado coloca o município em situação de baixo risco segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde, que preconiza um índice de até 1% como aceitável.

No entanto, a Secretaria ressalta que no período epidemiológico anterior Rolândia passou por uma epidemia de dengue e, por isso, a participação da população no controle do Aedes aegypti é extremamente importante.

Bloqueio educativo

Durante esta semana, equipes de agentes de Endemias estão fazendo bloqueio educativo no Jardim José Erdei. A ação é voltada à remoção de possíveis criadouros do mosquito, além de divulgação e orientação sobre a situação epidemiológica do bairro.

A Secretaria de Saúde solicita à população que atenda os agentes de Endemias, que estão devidamente uniformizados e identificados.

A Secretaria de Saúde disponibiliza contatos para dúvidas, reclamações e sugestões relacionadas à dengue pelos telefones: 3906-1126, 3906-1122 e 3906-1141.

Casos no Paraná

O Paraná inicia o período com 79 novos casos confirmados, em 29 municípios. São 484 notificações e 350 casos em investigação. Segundo a coordenadora de Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, se prolifera inclusive no inverno, por isso a recomendação de eliminação dos criadouros é válida para o ano todo.

Além da dengue, o Aedes aegypti transmite zika, chikungunya e a febre amarela urbana. A transmissão das doenças se dá pela picada do mosquito fêmea infectado.

Existem quatro tipos de vírus de dengue no Paraná. Cada pessoa pode contrair a infecção provocada pelos diferentes sorotipos e a imunidade é gerada após a contaminação por cada um. A reincidência da dengue pode agravar os sintomas, podendo desenvolver a forma grave da doença.

Com informações da AEN e da Prefeitura de Rolândia

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Ação entre amigos busca recursos para cirurgia de bebê em Rolândia

Após o dia D, ainda há vagas para pessoas com deficiência no Sine em Rolândia

Caminhão fica destruído após bater em pedágio entre Rolândia e Arapongas

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais