O Portal do Norte do Paraná
Região

Em Londrina, Saúde realiza palestras de combate ao Aedes aegypti

Objetivo é orientar sobre a importância de armazenar o lixo de maneira correta, a fim de evitar a proliferação do mosquito

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina, por meio da Coordenação de Endemias, prossegue com a agenda de ações educativas de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. Nesta quarta-feira (20), das 9h às 10h30, haverá uma palestra no Centro de Convivência Pestalozzi, na Rua Diorgenes de Lima Bravo, 213, Jardim Perobal, região sul.

O objetivo é informar os alunos do Centro e suas famílias acerca da importância de armazenar o lixo de maneira correta, para evitar a proliferação do mosquito. Outro assunto abordado será a vistoria que os próprios moradores devem realizar em suas casas, pelo menos duas vezes por semana, para evitar o acúmulo de água em recipientes, ralos, calhas, pneus, bebedouros de animais, pratos de plantas, entre outros e fazendo a eliminação dos criadouros, caso necessário.

Na quinta-feira (21), das 9h às 11h, o setor de Endemias fará palestra na Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), na Rua Ameixeira, 421, Jardim Interlagos, para alunos e colaboradores. O objetivo também é conscientizar e orientar os participantes sobre o perigo que o lixo pode acarretar com relação à proliferação do Aedes.

Diversas ações estão sendo executadas em Londrina, com a intenção de conter o avanço da dengue na cidade, devido à iminência de uma epidemia no município. O último levantamento, divulgado semana passada, apontou 76 casos confirmados, do início do ano até a última quarta-feira (13). O número é bem maior do que o total de casos positivos em 2018, quando foram registrados 43.

A região sul é a que computa a maior parte das confirmações, com 62 casos, todos do sorotipo 1; em seguida a leste, com cinco casos – dois do sorotipo 2, o mais agressivo e que pode levar a complicações e óbitos; no Centro, são quatro; na região oeste há três; e na norte são duas confirmações. Outros 50 casos notificados foram descartados e 468 encontram-se em andamento, aguardando o resultado de exames de laboratório.

Mutirão

Na última sexta-feira (15), a Secretaria de Saúde realizou, em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), um mutirão de limpeza em um fundo de vale do Jardim Roseira, conhecido como Zerinho (Lagoa Dourada), na região sul. Foi feita a retirada de criadouros do mosquito, escorpiões e caramujos, além de muito lixo e entulho. Para fazer a retirada de todo o material, o caminhão da CMTU teve que fazer cerca de dez viagens.

Sintomas

Em caso de suspeita de dengue a orientação é para que a população se dirija às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para que o diagnóstico inicial e a notificação sejam feitos. Os hospitais ficam na retaguarda, recebendo os casos que exigem maior atenção e internação clínica. Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores articulares, musculares e de cabeça, manchas avermelhadas na pele e indisposição.

Com informações N.com

 

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Amepar orienta que comércio permaneça fechado; reunião irá definir situação em Rolândia nesta tarde

Cobra News (User)

Começa em Londrina uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil

Interessados podem se inscrever para 2ª oficina virtual do Teatrando de Rolândia

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais