O Portal do Norte do Paraná
Policial

Dólar fecha no menor patamar desde junho de 2020, com avanço da taxa de juros no Brasil

dólar opera fechou em queda de 0,72%, cotada a R$ 5,0226, nesta quinta-feira (17), após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevar a taxa de juros do Brasil para 4,25% ao anoEsse é o menor patamar de encerramento desde 10 de junho de 2020.

Além disso, os investidores reagiram à decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) de adiantar para 2023 sua projeção para a primeira alta dos juros pós-pandemia na maior economia do mundo.

Com o resultado desta quinta-feira (17), a moeda norte-americana acumula queda de 3,86% no mês e de 3,17% no anoVeja mais cotações.

Cenário

Nos EUA, o número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego aumentou na semana passada pela primeira vez em mais de um mês, segundo divulgou nesta quinta o Departamento do Trabalho.

Na véspera, o Federal Reserve (Fed, banco central americano) manteve suas taxas de juros inalteradas, mas antecipou para 2023 a projeção da primeira alta dos juros nos Estados Unidos desde o começo da pandemia da Covid-19. Em suas projeções econômicas, passou a estimar também uma inflação mais alta em 2021, de 3,4% contra os 2,4% estimados em março.

Por aqui, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou nesta quarta-feira a taxa básica de juros da economia, a Selic, de 3,5% para 4,25% ao ano. Na avaliação de economistas ouvidos pelo G1, o BC endureceu o tom e deixou espaço para para elevações mais rápidas dos juros.

O mercado financeiro projeta atualmente uma taxa de 5,82% para a inflação em 2021, acima do teto da meta do governo para o ano, que é de 5,25%. Já a previsão para a Selic no fim de 2021 está em 6,25% ao ano, o que embute novas altas na taxa de juros nos próximos meses.

Na avaliação da Mira Asset, a Selic pode chegar a um patamar entre 6% a 7% ao final deste ano. “Um ponto que pode ajudar é que com o avanço das reformas o dólar possa ceder ainda mais, o que pode tirar pressão para o Banco Central ser muito mais agressivo nos meses do final do ano”, escreveram os analistas em relatório a clientes.

Em Brasília, o Senado adiou para esta quinta-feira (17) a votação da medida provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras. Senadores criticam inclusão de ‘jabutis’ na proposta, entre os quais um que estende subsídio para termelétricas movidas a carvão. O texto perderá validade se não for votado até terça (22).

Variação do dólar em 2021 — Foto: G1

Variação do dólar em 2021 — Foto: G1

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

(Via G1)

Postagens relacionadas

Mulher de 33 anos é presa após esfaquear outra no peito em Apucarana

Golpe do caixa é registrado em Cambé

Procurado pela Justiça, autor de homicídio é preso em Londrina

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais