O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Defesa Civil aponta 19 municípios atingidos pelas fortes chuvas no Paraná

Um novo boletim de ocorrências da Defesa Civil sobre as chuvas no Oeste e Sudoeste, publicado às 17h desta terça-feira (11), aponta 19 cidades atingidas por temporais, enxurradas e alagamentos. Até o momento são 1.340 pessoas diretamente afetadas, 67 casas danificadas, 75 desabrigados, 126 desalojados e duas crianças desaparecidas em Pato Branco (essa situação ainda não consta no boletim, mas foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros da cidade). Não há registros de mortos e feridos.

As cidades com pessoas mais afetadas são Nova Laranjeiras, São Miguel do Iguaçu, Vitorino, Pato Branco e Francisco Beltrão. As chuvas também impactaram Maringá, no Noroeste. Equipes da Defesa Civil e dos Bombeiros trabalham em todas as cidades para minimizar os impactos para a população.

As fortes precipitações começaram nesta segunda-feira (10). Foram, de acordo com o Simepar, 108 mm de chuvas em Francisco Beltrão, 96,4 mm em Clevelândia, 89,6 mm em Pato Branco, 88,4 mm em Dois Vizinhos, 87,6 mm em Capitão Leônidas Marques, 73,4 mm em Palmas e 60,4 mm em São Miguel do Iguaçu na segunda-feira.

Segundo o instituto, as chuvas seguem impactando essas regiões, associadas à ocorrência de raios e algumas rajadas de vento de forte intensidade e de forma localizada. Os acumulados de chuva registrados até às 17h desta terça foram bem significativos: Clevelândia (130,4 mm), Francisco Beltrão (119,0 mm), Laranjeiras do Sul (115,6 mm), Dois Vizinhos (115,4 mm), Pato Branco (99,8 mm), Palmas (95,0 mm), Planalto (84,6 mm), Toledo (83,6 mm), Marechal Cândido Rondon (83,0 mm) e Pinhão (82,4 mm).

ATENDIMENTOS DA COPEL – Cerca 340 profissionais da Copel estão mobilizados e trabalham nos reparos da rede elétrica avariada pelo temporal no Oeste e Sudoeste. No momento o número de desligados nas duas regiões totaliza 6.522 unidades consumidoras, uma redução de 58% em relação à situação do início desta tarde. As equipes da companhia seguem trabalhando para atender os 1.020 serviços emergenciais espalhados por diferentes municípios, como Cascavel, Santa Helena e Palotina, no Oeste, e Francisco Beltrão, Coronel Vivida e Salto do Lontra, no Sudoeste.

A Copel reforça a orientação à população para que mantenha distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de WhatsApp 41 3013-8973. Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Ainda, situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.

FALTA DE ÁGUA – As fortes chuvas também provocam desabastecimento de água em algumas cidades. Em Pato Branco a previsão é de que o abastecimento volte à normalidade na quinta-feira (13), e em Palmas, Planalto, Itapejara d’Oeste, Salgado Filho, Nova Prata do Iguaçu, Braganey e Vitorino, na quarta-feira (12). A Sanepar disponibilizou diversas equipes para trabalhar nesses atendimentos.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Covid-19: 83 são multados em uma semana por não usar máscara ou desrespeitar toque de recolher, em Maringá

Policiais rodoviários são investigados por subtrair produtos paraguaios em ocorrências

Governador do Paraná pede mais vacinas e reedição de lei emergencial para ministro da Saúde

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais