O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Curitiba confirma 11 novos casos de varíola dos macacos e tem transmissão comunitária

O Paraná confirmou nesta quinta-feira (28) mais onze casos de Monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O estado já soma 21 diagnósticos positivos da doença, todos registrados em Curitiba. Segundo o governo, são 20 homens e uma mulher, com idades de 22 a 40 anos.

A Prefeitura de Curitiba informou que, do total de casos, 16 são importados ou contatos de viajantes e em cinco casos não foi possível determinar vínculo relacionado à viagem. Assim, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) declarou a transmissão comunitária do vírus no município.

De acordo com a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, a transmissão comunitária é declarada quando não é possível rastrear a origem da infecção de um ou mais casos, “indicando que o vírus circula no município, independentemente de viagem”.

A secretária de Saúde de Curitiba explica que a doença é considerada “autolimitada”, ou seja, resolve-se espontaneamente. Além disso, diferente de outros vírus, o monkeypox exige o contato direto pele a pele para que haja transmissão.

A Sesa afirma haver ainda outros 26 casos em investigação nos seguintes municípios paranaenses:

  • Carlópolis (1)
  • Cascavel (1)
  • Colombo (1)
  • Curitiba (19)
  • Jaguapitã (1)
  • Loanda (1)
  • Maringá (1)
  • Nova Esperança (1).

De acordo com a Sesa, outros 24 investigados já foram descartados. A pasta afirma que amostras de todos os pacientes foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen/PR).

O laboratório, diz, é responsável por articular com o Ministério da Saúde o envio ao laboratório de referência para casos da doença, em São Paulo.

Atenção aos sintomas

A Prefeitura de Curitiba orienta maior atenção a quem apresentar bolinhas vermelhas com pus na pele, as chamadas pústulas, após contato íntimo com alguém diagnosticado ou com suspeita para essa doença.

Com informações:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Mais de 750 crianças de até seis anos perderam um dos pais para a Covid no Paraná, diz associação

Novo Ciclone bomba trará ventos fortes ao litoral do Paraná, SC e RS

Deputados do Paraná confirmam mais 38 municípios em situação de calamidade pública

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais