A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Curitiba confirma 11 novos casos de varíola dos macacos e tem transmissão comunitária

Curitiba confirma 11 novos casos de varíola dos macacos e tem transmissão comunitária

Publicado em: 29 jul 2022

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

O Paraná confirmou nesta quinta-feira (28) mais onze casos de Monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O estado já soma 21 diagnósticos positivos da doença, todos registrados em Curitiba. Segundo o governo, são 20 homens e uma mulher, com idades de 22 a 40 anos.

A Prefeitura de Curitiba informou que, do total de casos, 16 são importados ou contatos de viajantes e em cinco casos não foi possível determinar vínculo relacionado à viagem. Assim, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) declarou a transmissão comunitária do vírus no município.

De acordo com a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, a transmissão comunitária é declarada quando não é possível rastrear a origem da infecção de um ou mais casos, “indicando que o vírus circula no município, independentemente de viagem”.

A secretária de Saúde de Curitiba explica que a doença é considerada “autolimitada”, ou seja, resolve-se espontaneamente. Além disso, diferente de outros vírus, o monkeypox exige o contato direto pele a pele para que haja transmissão.

A Sesa afirma haver ainda outros 26 casos em investigação nos seguintes municípios paranaenses:

  • Carlópolis (1)
  • Cascavel (1)
  • Colombo (1)
  • Curitiba (19)
  • Jaguapitã (1)
  • Loanda (1)
  • Maringá (1)
  • Nova Esperança (1).

De acordo com a Sesa, outros 24 investigados já foram descartados. A pasta afirma que amostras de todos os pacientes foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen/PR).

O laboratório, diz, é responsável por articular com o Ministério da Saúde o envio ao laboratório de referência para casos da doença, em São Paulo.

Atenção aos sintomas

A Prefeitura de Curitiba orienta maior atenção a quem apresentar bolinhas vermelhas com pus na pele, as chamadas pústulas, após contato íntimo com alguém diagnosticado ou com suspeita para essa doença.

Com informações:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.