O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Covid: Primeiro caso da variante Lambda é confirmado no Paraná

O Governo do Paraná confirmou o primeiro caso da variante Lambda, que é originária do Peru, nesta sexta-feira (13). O diagnóstico foi feito em uma mulher de 38 anos, moradora de Londrina, no norte do Paraná, que não tem doenças associadas e não estava vacinada contra a doença.

De acordo com a Secretaria do Estado da Saúde, essa moradora coletou exames em 9 de julho, quatro dias depois de sentir os primeiros sintomas da doença. Ele não precisou ser internada e apresentou apenas sintomas leves, como dor de garganta, cefaleia e tosse.

À época que a moradora foi infectada, Londrina vacinava pessoas com 43 anos.

A descoberta dessa nova variante ocorreu após o sequenciamento genômico realizado pela Fiocruz, em uma amostragem aleatória encaminhada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

A variante Lambda foi identificada no Peru no final de 2020 e é considerada pela Organização Mundial da Saúde como ‘variante de interesse’, pois é necessário reforçar o monitoramento e cuidado.

Segundo os pesquisadores, essa variante não tem tanta virulência e transmissibilidade.Os dados sobre os sintomas mais comuns são estudados, conforme o governo.

A variante Delta é designada como ‘variante de preocupação’, pelo alto nível de transmissibilidade.

Transmissão comunitária da Delta

Além da confirmação dessa nova variante, o estado também anunciou mais dois casos confirmados da variante Delta entre as 91 amostras processadas nos últimos dias.

Um desses casos também é de uma moradora de Londrina que apresentou os sintomas no dia 4 de julho. O outro é de um homem, morador de Cascavel, no oeste do Paraná, que teve os primeiros sintomas no dia 9 de julho e coletou o exame RT-PCR no dia 13.

Ainda não há informações sobre o estado de saúde e vacinação do caso de Londrina. O homem de Cascavel não tinha sido vacinado até a data da coleta do exame, e se recuperou da doença.

transmissão dessa cepa é comunitária no estado, são 56 casos confirmados e 18 mortes provocadas por essa variante.

As confirmações foram feitas em: Apucarana, Curitiba, Piên, Fernandes Pinheiro, Araucária, Piraquara, São José dos Pinhais, Mandaguari, Irati, Imbituva, Colombo, Pinhais, Fazenda Rio Grande, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Rolândia, Londrina e Cascavel.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

(Via G1 Paraná)

Postagens relacionadas

Gerentes e analista são indiciados por homicídio culposo por explosão que matou 10 pessoas em cooperativa de Palotina

Cobra News (User)

Procon-PR faz mutirão online de renegociação de dívidas, a partir de segunda-feira (5); saiba como funciona

Estado promove capacitação sobre atendimento a casos de maus-tratos de animais

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais