O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Covid-19: Governo do Paraná acaba com limitação de público, mas mantém uso da máscara

O Paraná decidiu flexibilizar quase que totalmente as medidas de combate à Covid-19. O decreto com restrições de ocupação em eventos e estabelecimentos, que venceu nesta segunda (15), não será renovado e nem substituído, ou seja, está liberada a ocupação de 100% de estabelecimentos, restaurantes, eventos fechados e ao ar livre. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), permanece ainda a utilização de máscaras amparada por lei no Estado, e as medidas não farmacológicas como uso de álcool, lavagem de mãos e distanciamento social. Vale a pena ressaltar que os municípios possuem autonomia para decretos regionais. A mudança nas regras em Curitiba deve ser divulgada nesta terça (16).

Segundo a assessoria da Sesa, o avanço da vacinação permite essa flexibilização. O Paraná passou a marca de 9 milhões de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19. Os números foram atualizados nesta segunda-feira (15) e estão disponíveis no portal coronavirus.pr.gov.br. Ao todo, são 9.045.654 paranaenses vacinados, sendo 8.721.173 que receberam pelo menos a primeira dose (da Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer) e 324.481 que receberam a vacina de dose única, da Janssen. Além disso, 6.712.417 pessoas já receberam as duas doses de vacinas de Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer.

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, já tinha sinalizado mudanças sobre as restrições para combate à Covid, em um vídeo publicado neste domingo (14): “No dia 15 agora, encerra o decreto do estado do Paraná, do governo do Estado. Fatalmente teremos mais flexibilizações, mas ainda é hora de manter o uso de máscaras, a lavagem das mãos, o álcool em gel. E, sempre que possível, em ambientes fechados, manter portas e janelas abertas, deixando o ar circular”, disse ele. Neste domingo, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou um boletim sem nenhum registro de mortes por Covid-19. “Neste domingo não tivemos o registro oficial de óbitos por coronavírus no estado do Paraná. Mas continuamos nosso trabalho”, disse ele.

No decreto do dia 29 de outubro, que venceu nesta segunda,  o Governo do Paraná tinha ampliado para 15 mil o limite de público em eventos.  Também tinha determinado que em espaços abertos, a ocupação poderia chegar a 80% do limite máximo de público nos locais. Em ambientes fechados, a lotação deveria respeitar 70% da capacidade máxima dos locais.

Segundo Beto Preto, o trabalho vai continuar. “Continuamos trabalhando muito, junto com as secretarias municipais de saúde e junto com a nossa população para a marcha da vacinação acontecer”, afirmou. “Com os paranaenses vacinados, vamos ter a oportunidade de controlar essa pandemia o mais rápido possível”, completou. “Contamos com todos para continuar esse trabalho que se arrasta há mais de 20 meses”.

Boletim atualizado

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (15) mais 639 casos confirmados e duas mortes — referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas — em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Há ajustes ao final do texto. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.563.495 casos confirmados e 40.484 mortos pela doença. Os casos confirmados divulgados nesta data são de novembro (233), outubro (178), setembro (73), agosto (49), julho (31), junho (34) e maio (41) de 2021. Os óbitos divulgados nesta data são de novembro (2) de 2021.

Com informações:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Paraná não vai acatar decreto de Bolsonaro que autoriza abertura de academias e salões de beleza

Aeronave que estava desaparecida é encontrada em Doutor Ulysses, diz FAB; tripulantes morreram

Cobra News (User)

Advogado e mães são presos por gravar abusos sexuais com crianças e transmitir pela internet

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais