A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Policial  ›  Convidados soltam foguetes e causam incêndio durante casamento em chácara

Convidados soltam foguetes e causam incêndio durante casamento em chácara

Publicado em: 13 dez 2021

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

Um incêndio foi registrado durante um casamento, em uma chácara de Bela Vista do Paraíso, no norte do Paraná, no sábado (11), segundo a Defesa Civil. Ninguém ficou ferido.

Conforme a Defesa Civil, os noivos foram surpreendidos por um incêndio ambiental após os convidados soltarem rojões durante a cerimônia.

O fogo começou enquanto o casal subia no altar, pois os rojões tinham sido lançados, mas as brasas caíram em uma área com mato seco, segundo a Defesa Civil.

A equipe da Defesa Civil foi chamada e os bombeiros conseguiram controlar as chamas. Em seguida, a festa foi retomada.

“Essa situação aconteceu próximo ao local da festa, onde a fumaça atrapalhou bastante, o pessoal teve que sair, abandonar o local da festa para depois retornar, após o bombeiro apagar o incêndio”, disse o sargento da Defesa Civil Giovani Bordin.

A orientação do sargento que é em casos de festas com grande número de pessoas, que os responsáveis contratem um bombeiro civil ou brigadista para fazer o uso de fogos de artifícios.

“Eles podem estar orientando todas as atividades, tanto de primeiros socorros como de combate a incêndio. Podem dar a orientação de qual é o melhor local para soltar os fogos e, caso aconteça algum acidente, eles já podem atuar com o extintor para tentar resolver até a chegada do bombeiro”, explicou.

Segundo Bordin, é importante também checar se o município permite soltar fogos de artifício com estampido, pois em algumas cidades o artefato com barulho é proibido.

Prevenção

g1 reuniu instruções do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para o uso adequado dos fogos, para que os usuários evitem acidentes e incêndios.

“Preste atenção se tem algum material próximo que possa ser de fácil combustão caso alguma fagulha saia desse material e caia em algum local seco, como plantação ou outro tipo de material que possa vir acontecer um incêndio. Se acontecer um incêndio, chame de imediato o bombeiro ou a Defesa Civil para não deixar o fogo propagar mais”, explicou o sargento.

Uso correto

Fogos de artifício devem ser acionados apenas em locais abertos. Se o produto comprado for regular, ele terá as instruções de uso na caixa.

  • Retire a peça da caixa;
  • Encaixe o cabo do foguete na base plástica que vem acompanhada do produto;
  • Coloque a base em uma superfície plana e use tijolos ou pedras para manter sua estabilidade;
  • Retire a cinta do foguete;
  • Acenda o iniciador pirotécnico e afaste-se

Dicas

O Corpo de Bombeiros afirma que para evitar a compra de material clandestino, é importante observar se a loja visitada é credenciada.

Nestes estabelecimentos, os vendedoras são treinados para orientar o cliente sobre a forma correta e os cuidados com o material, além de possuírem iluminação blindada contra explosões, extintores e porta corta-fogos.

Precauções

  • Leia e siga as instruções presentes na embalagem;
  • Armazene os fogos em local frio e seco;
  • Sempre solte fogos sob a supervisão de adultos e de acordo com a sua idade;
  • Nunca tente reutilizar os fogos que tenham falhado;
  • Nunca atire fogos na direção de outras pessoas;
  • Nunca atire fogos de lugares fechados, como carros ou residências;
  • Nunca faça experiências, modifique ou tente fazer seus próprios fogos de artifício;
  • Nunca utilize fogos após ingerir bebidas alcoólicas;
  • Não desmontar os fogos;
  • Não fumar dentro dos estabelecimentos que vendem fogos;

Sobre os fogos de artifício

Cada tipo de produto pirotécnico possui uma classificação, de acordo com seu poder de explosão e queima, e da idade do usuário. As classes são:

  • Classe A (Infantil)- Podem ser vendidos a menores de idade e sua queima é livre (recomendável assistência de adultos).
  • Classe B (Juvenil) – Podem ser vendidos a menores, mas a sua queima é proibida em terraços, portas ou janelas que tenham proximidade com vias públicas (também sob a assistência de adultos).
  • Classe C (Adulto) – Venda proibida a menores de 18 anos.
  • Classe D (Profissionais) – Venda proibida a menores de 18 anos em qualquer hipótese. Só pode ser queimado com licença prévia da autoridade competente.

Em caso de acidentes

Entre as lesões causadas pelo mal uso do material estão as queimaduras, amputação de dedos ou mão, trauma acústico, cegueira – caso a bombinha exploda perto da região dos olhos.

No caso de acidentes causados por fogos de artifício, mantenha a calma e ligue para o Corpo de Bombeiros (193) ou para a Defesa Civil (199).

Enquanto não houver atendimento profissional, o correto a se fazer é cobrir a queimadura com um pano limpo. Se houver sangramento, cubra com panos limpos e gaze.

Nunca fure as bolhas, pois elas servem para proteger a área queimada. Não retire roupas grudadas, fragmentos de objetos ou graxas das lesões. Não use pomadas sem ordem médica, nem toque as lesões com as mãos.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Via G1 Paraná

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.