O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Concessionárias de pedágio serão obrigadas a resgatar animais acidentados nas rodovias

O governador Ratinho Junior sancionou lei estadual que obriga as concessionárias de pedágio a fazer o resgate e a assistência veterinária de emergência de animais acidentados nas estradas do Paraná. Com a sanção realizada na última terça-feira (24), as concessionárias possuem seis meses para se adequar antes que a lei passe a vigorar.

De acordo com o texto, o atendimento a animais domésticos e silvestres deverá ser feito por médicos veterinários devidamente inscritos no conselho regional da categoria e poderá ser realizado por funcionários próprios das empresas concessionárias ou por meio de convênios com organizações não governamentais e associações de proteção aos animais.

A nova lei foi idealizada pelo deputado Delegado Francischini (PSL). O texto prevê ainda que as empresas deverão adotar medidas redutoras do número de acidentes com animais como a criação de cadastro público de acidentes desta categoria; fiscalização e monitoramento dos trechos com maior incidência de atropelamento de animais; implantação de medidas que auxiliem a fauna silvestre a realizar a travessia nas estradas; e a promoção da educação ambiental por meio de campanhas de conscientização.

O descumprimento da lei estará sujeito à multa.

Via Banda B

Foto: Divulgação

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Detran-PR estabelece novos prazos para serviços de trânsito

24% das pessoas que agendam atendimento de RG aos sábados não comparecem, alerta PCPR

TRE garante que eleitores paranaenses votarão com biometria em 2020

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais