O Portal do Norte do Paraná
Região

Com mudança na metodologia para contabilizar casos, Rolândia tem 8 suspeitas de coronavírus

O Estado do Paraná mudou a sua metodologia para contabilizar seus casos suspeitos do novo coronavírus (covid-19). A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) adotou, desde a sexta-feira (27), um sistema ligado ao Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) para contabilidade de dados de todas as notificações em que foram recolhidas amostras. Ou seja, vai ser considerado como suspeito apenas o caso em que foi feita a coleta de material. “A Sesa não contabiliza mais outros casos como a gripe”, explicou Rafael Dias, diretor da Vigilância em Saúde de Rolândia. Com a nova metodologia, Rolândia passa a ter 8 casos suspeitos do novo coronavírus: três já foram descartados e são aguardados os resultados de cinco.

Até a sexta, de acordo com a metodologia anterior, Rolândia contabilizava 547 casos suspeitos – incluíam-se aí casos de gripe e de pessoas com problemas respiratórios. A coleta do material para exames só é feita nos casos mais agudos: são justamente esses que estão, agora, sendo tratados como suspeito do novo coravírus. Os outros mais de 500 casos são tratados como gripe e, caso se tornem mais graves, o material será coletado e, nesse momento, engrossaria a lista de casos suspeitos da covid-19.

De acordo com a Sesa, o objetivo dessa mudança de metodologia foi o de precisar os números o mais próximo possível da realidade de suspeitos no Estado do Paraná.

Informações: Jornal de Rolândia

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Educação de Rolândia alcança nota no IDEB maior que médias estadual e nacional

Cobra News (User)

Apucarana: Morre motociclista que se envolveu em acidente com Mustang em alta velocidade

Londrina investiga 10 casos suspeitos de coronavírus e aguarda exames para esta segunda-feira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais