O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Com a proximidade do fim do ano, Hemepar convoca população para doar sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) reforça o pedido de urgência para a doação de sangue no Estado, em especial dos tipos O-, O+ e A-. O apelo acontece, sobretudo, com a proximidade das festas de fim de ano e das programações de viagens.

“As doações de qualquer tipo sanguíneo são sempre muito bem-vindas, sobretudo num contexto em que notamos uma diminuição de estoque no Paraná, uma realidade pós-pandemia. É válido reforçar que não há substituto para o sangue e este ato de solidariedade é indispensável para salvar vidas”, comentou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Os homens podem doar sangue a cada dois meses, em quatro vezes ao ano. As mulheres podem doar a cada três meses, num máximo de três doações ao ano.

É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Pós-pandemia: quase 300 mil cirurgias eletivas foram realizadas no Paraná em 2022
Depois de coletado, o sangue é fracionando e acontece o processo de separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio). Após isso, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames, que apontam que ele pode ser utilizado em outra pessoa.

HEMEPAR – O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários.

Com informações:AEN

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Homem é preso suspeito de matar e esconder corpo da ex-companheira

Paraná busca aumentar vacinação do calendário tradicional após redução na procura

Cursos da área da saúde poderão retomar as aulas presenciais no Paraná

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais